Para celebrar o dia do Engenheiro Ambiental, que acontece neste 31 de janeiro, o Portal Agro 2 separou algumas curiosidades sobre essa profissão tão importante para o meio ambiente e o país.
Afinal, qual a função do engenheiro ambiental? Este profissional é responsável por pensar técnicas e alternativas que protejam o meio ambiente, ao mesmo tempo que resolvem problemas humanos.

Portanto, sua atuação é muito ampla e perpassa diversos setores. Para melhor compreensão, elencamos as principais funções deste profissional no mercado de trabalho. Veja cada uma delas, abaixo.
Funções do Engenheiro Ambiental

Planejamento e gestão do meio ambiente
O engenheiro ambiental que trabalha com planejamento e gestão do meio ambiente lida, principalmente, com a coleta, a organização e a análise de informações obtidas a partir de pesquisas.
- Expodireto Cotrijal: conheça uma das maiores feiras do agro internacional
A área contempla a preservação ambiental e sustentabilidade e usa métodos para identificar problemas e encontrar soluções. Dessa forma, o engenheiro ambiental elabora modos de resolver problemas sem agredir o meio ambiente.
O planejamento e gestão do meio ambiente lida com as consequências ambientais de uma ação ou obra, por exemplo, oferecendo insights que tornarão os impactos menores ou inexistentes.
Alguns de seus principais focos são:
- O desenvolvimento sustentável de uma região;
- A classificação e delimitação de espaços para hidrelétricas e/ou zonas territoriais;
- O planejamento do desenvolvimento urbano;
- O planejamento de recursos hídricos.
O profissional nesta área deve ter um perfil que se adeque à administração de recursos, tomada de decisão assertiva, liderança de equipes e manejo de informações diversas.
Recuperação de áreas desmatadas e poluídas
O profissional que opta por trabalhar com recuperação de áreas desmatadas e poluídas tem, como foco, devolver ao meio ambiente as condições ideais para reestruturação da vida que, na maioria das vezes não conseguem se regenerar sozinhos.
Dessa forma, a função do engenheiro ambiental é também pensar técnicas de recuperação que funcionem para diferentes tipos de solo e em diferentes regiões.
Para atuar nessa área, ele precisa, portanto:
- Ter amplo conhecimento em biologia;
- Fazer pesquisas e estudos sobre os remanescentes florais e os ambientes a serem reflorestados;
- Compreender a fundo as possíveis causas da degradação e como evitá-la;
- Se interessar por questões como espécies de plantas, vegetação, modelos de reflorestamento etc.