É celebrado nesta sexta-feira (22/3) o Dia Mundial da Água, data criada pela Unesco com o objetivo de conscientizar sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Neste ano, a data tem como tema: “Água para a Prosperidade e a Paz”. O intuito é mostrar como o desenvolvimento e a manutenção dos recursos hídricos de forma segura e equitativa contribuem com a prosperidade e a paz para todos.
Dia Mundial da Água

A celebração da data foi estipulada no dia 22 de março de 1992, quando o Brasil recebeu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro. Nesse encontro, foi proposta a criação do Dia Mundial da Água.
Meses depois, no dia 22 de dezembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução A/RES/47/193, definindo o dia 22 de março de cada ano como Dia Mundial da Água, a partir do ano de 1993.
De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de três milhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa as fronteiras nacionais, porém apenas 24 países têm acordos de cooperação para toda a água partilhada.
Como forma de preservação do recurso hídrico, a ONU destacou ações que devem ser adotadas, como tomar banhos mais curtos e não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes; comprar alimentos locais e sazonais; não jogar resíduos de alimentos, óleos, medicamentos e produtos químicos no vaso sanitário ou ralos e plantar uma árvore ou criar um jardim de chuva.
Importância do recurso na agricultura

Sabemos que as plantas precisam de água para se desenvolver. No entanto, para que elas cresçam com saúde também é importante avaliar a qualidade da água destinada à irrigação da lavoura.
De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a agricultura é o setor que utiliza a maior quantidade de água no mundo, representando assim uma média de 70% de toda a água consumida.
Uma pesquisa da Embrapa ainda destacou que a irrigação é a atividade que mais utiliza água, do total de 72%, utilizados na agricultura do Brasil.
Na prática, as principais culturas mais irrigadas no Brasil são: cana-de-açúcar, arroz, soja, milho, feijão, laranja, café, cebola, melancia, algodão e trigo.
Com esses dados, é notório que a água é mais do que importante para o mundo, pois ela é a responsável pela “produção” dos alimentos que chegam até a casa dos indivíduos.
Diante disso, é evidente a necessidade de economizar água no setor por meio da diminuição do consumo, porém sem afetar o aumento da produtividade.
Conscientização Pública
Portanto, dentre os fatores que contribuem para a preservação do recurso hídrico, está a conscientização pública, na qual a sociedade deve adotar algumas práticas, como:
- Descartar de maneira adequada os resíduos
- Realizar a ligação correta da rede de esgoto onde estiver disponível
- Adoção de mais áreas permeáveis para que a água não acumule nas superfícies
- Adoção de reuso de esgoto ou uso de águas pluviais
- Evitar desperdícios
Com base na ONU, esses exemplos devem ser implementados ainda na educação infantil, para que essas próximas gerações possam ter o hábito de preservar o recurso hídrico.
Os jovens também têm um papel ativo na preservação dos recursos hídricos, já que serão os principais afetados no futuro.