Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Estudo aponta redução do mercado voluntário de carbono no Brasil em 2023

Dados são do estudo do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Por Arieny Alves
Publicado em 23/07/2024 às 09:08
Estudo aponta redução do mercado voluntário de carbono no Brasil em 2023

objetivo do estudo do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV), é de mostrar a realidade atual do mercado Foto: Envato

Share on FacebookShare on Twitter

Um estudo sobre o mercado voluntário de carbono no Brasil mostrou que no ano passado houve uma queda de 89% no volume de créditos emitidos e 44% no volume de créditos aposentados, em relação ao ano de 2022.

O objetivo do estudo do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV), é de mostrar a realidade atual do mercado, destacando as principais tendências, mudanças e desafios enfrentados entre 2021 e 2023.

LEIA TAMBÉM

Nos municípios que integram o programa União com Municípios (UcM), considerados prioritários pelo MMA, o desmatamento caiu 65,5% no período.

Taxa de desmatamento na Amazônia recua 11% e atinge terceira menor marca histórica

Foto: Envato

Ministério do Meio Ambiente lança plataforma de ensino voltada à educação ambiental

Redução do mercado voluntário de carbono

Emissão de carbono
Em 2021 os créditos de energia renovável representavam 29% do total, enquanto projetos de floresta e uso da terra correspondiam a 65%. Foto: Envato

O estudo apontou que apesar de o mercado voluntário de carbono no Brasil ter passado por um crescimento significativo, há desafios críticos que precisam ser abordados para garantir sua credibilidade e sustentabilidade a longo prazo.

Quando se trata da demanda, há oferta, mas também há dificuldade em garantir que os créditos de carbono representem reduções reais, adicionais e permanentes de emissões de gases do efeito estufa.

Quando se fala em demanda, há incerteza na forma como as companhias usam os créditos adquiridos para atingir suas metas de zero emissões líquidas. Nesse caso, há pouca orientação sobre a melhor forma de usar os créditos de carbono, resultando em falta de transparência e necessidade de melhorar a credibilidade dos arranjos no mercado voluntário.

  • Meio ambiente: Governo do Amazonas decreta emergência ambiental devido às queimadas

Com base nos dados, em 2023 houve um pouco mais de dez projetos e 3,38 milhões de créditos emitidos, sendo esse o melhor resultado em três anos. Por regiões, no ano de 2023 ante 2021, as regiões Norte e Nordeste ainda concentraram os maiores números de projetos, sendo quatro no Norte e três no Nordeste.

Já no Centro-Oeste e Sudeste contaram com dois projetos cada e o Sul, apenas um.

Em 2021 os créditos de energia renovável representavam 29% do total, enquanto projetos de floresta e uso da terra correspondiam a 65%. Em 2023, a participação dos créditos de energia renovável aumentou para 45%, enquanto os de floresta e uso da terra diminuíram para 41%.

Projetos

Carbono
Dados mostram ainda que dez estados tinham projetos geradores de créditos de carbono, sendo o Rio Grande do Sul e o Piauí os responsáveis pelos maiores volumes. Foto: Envato

O estudo também destacou que nos últimos três anos (2021-2023), os estados de Mato Grosso, Amapá e Acre, que em 2021 eram casa para projetos de floresta e uso da terra, em 2023 passaram a não emitir mais créditos, sendo assim, dando lugar aos estados de Goiás e Rondônia.

Os dados mostram ainda que dez estados tinham projetos geradores de créditos de carbono, sendo o Rio Grande do Sul e o Piauí os responsáveis pelos maiores volumes. Em 2023, esse número caiu pela metade, com o Rio Grande do Sul deixando de emitir créditos para o escopo de energia renovável.

A gestão de resíduos aparece em Santa Catarina, Minas Gerais e Maranhão. Já em 2023, apenas Minas Gerais manteve projetos emitindo créditos nesse setor.

“A redução drástica no volume de créditos emitidos e no número de projetos entre 2021 e 2023 sugere uma instabilidade e falta de confiança no sistema atual. Um dos principais desafios é assegurar que os créditos de carbono realmente representem reduções reais, adicionais e permanentes de emissões de gases de efeito estufa. Isso requer padronização e transparência no processo de emissão e verificação dos créditos”, destaca a pesquisadora do Centro de Bioeconomia da FGV e autora do estudo, Fernanda Valente.

Informações extraídas da Agência Brasil

  • Agricultura: Embrapa oferece curso gratuito sobre conservação do solo e da água; inscreva-se
Tags: CarbonoestudoMeio Ambientemercado voluntário

Notícias relacionadas

Previsão de novembro indica chuvas irregulares e calor acima da média no Brasil

Previsão de novembro indica chuvas irregulares e calor acima da média no Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) projeta variabilidade nos padrões de chuva pelo Brasil para a previsão de novembro, com...

Mata Atlântica chega a 2024 com apenas 31% de vegetação nativa preservada

Mata Atlântica chega a 2024 com apenas 31% de vegetação nativa preservada

Com apenas 31% de cobertura vegetal natural, a Mata Atlântica segue como o bioma brasileiro mais transformado pelas atividades humanas....

Estudo avalia sementes nativas para recuperação de Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia

Estudo avalia sementes nativas para recuperação de Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia

Um novo estudo está avaliando sementes nativas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Amazônia com o objetivo de aprimorar...

Chuva de meteoros Orionídeas terá pico de visibilidade no Brasil entre 21 e 23 de outubro

Chuva de meteoros Orionídeas terá pico de visibilidade no Brasil entre 21 e 23 de outubro

Os céus do Brasil prometem um espetáculo nesta semana com a chuva de meteoros Orionídeas, que atingirá seu pico entre...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.