O Brasil está entre os 10 países com maior área equipada para irrigação do mundo alcançando 8,2 milhões de hectares, sendo 35,5% com fertirrigação com água de reuso e 64,5% com irrigação com água de mananciais, segundo Atlas Irrigação da Agência Nacional de Águas (ANA).
A capacitação para o uso racional e legal da água tem sido procurada pelos produtores e profissionais do agro. Por isso, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove em sua sede, no dia 19 de novembro, em Brasília-DF, o 2º Workshop gratuito “Setor Agropecuário e a Gestão da Água – Polos de Agricultura Irrigada”.
Workshop sobre gestão da água na irrigação agropecuária
A irrigação é o maior uso da água no Brasil, responsável por 46% das retiradas nos corpos hídricos e por 67% do consumo (água que não retorna diretamente), segundo a ANA.
Entretanto, a irrigação ainda é pequena frente ao potencial estimado do Brasil. Muitos avanços ainda são necessários para melhor caracterização e monitoramento da atividade.
O crescimento tem sido intenso nas últimas décadas, por essa razão quem trabalha no agro busca capacitação para o uso racional da água, a fim de cumprir as exigências legais e instrumentos de gestão, como a outorga de direito de uso de recursos hídricos, fomentando a sustentabilidade da atividade, o aumento da eficiência e redução do desperdício.
Polos de agricultura irrigada no Brasil
Os polos de agricultura irrigada são aglomerados agrícolas criados em 2020, pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que têm como foco a expansão da agricultura irrigada e a melhoria da eficiência da irrigação no país.
Atualmente existem 13 polos distribuídos nas principais regiões produtoras do país nos estados da Bahia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
- Feiras do agronegócio 2024: Veja o calendário de eventos e feiras no Brasil
Programação
O workshop chega para discutir os entraves da irrigação no país, com foco nas demandas comuns dos polos, e propor um plano de ação para o setor.
O evento terá painéis com a participação de produtores rurais, representantes de associações de irrigantes, técnicos e do governo, onde será apresentado o impacto econômico e social da agricultura irrigada como política pública, além de cases sobre os diferentes tipos de outorga da água que estão sendo propostos em bacias críticas do país.
Como resultado das discussões, a CNA vai elaborar um relatório que será encaminhado ao gestor da política nacional de irrigação, poder legislativo e demais instituições interessadas na pauta com participação dos polos de irrigação e associações de produtores.
Inscrições
Clique no link, saiba mais sobre a programação e faça sua inscrição no 2º Workshop “Setor Agropecuário e a Gestão da Água”.