Esta terça-feira (18) deverá ser marcada por chuvas intensas na maior parte do Brasil, conforme previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta para 21 estados com risco de “perigo”.
Apesar disso, a expectativa é que o restante de março siga o padrão observado nos primeiros 15 dias, com calor intenso no Sudeste e chuvas mais significativas no Norte e Nordeste.
Perigo de chuvas intensas

Ao todo, o Inmet emitiu seis alertas para esta última terça-feira do verão, sendo três na escala laranja, que indica “perigo”, e outros três na escala amarela, que corresponde a “perigo potencial”.
Além do Acre, que declarou estado de emergência na semana passada, o foco de atenção no Norte está em Roraima, Pará, Leste do Amapá e Norte do Amazonas.
Já no Nordeste, as chuvas mais intensas devem ocorrer no Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Para as regiões do centro-sul do país, o Inmet também emitiu alertas de “perigo potencial”, com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes de 40 a 60 km/h, que podem afetar diversas áreas do território.
Recomendações

Em caso de ventos fortes, é importante evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e também não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas publicitárias.
De acordo com o Inmet, as chuvas devem ocorrer principalmente no final da tarde e se estender até, pelo menos, a quarta-feira (19), com sensação de tempo abafado associada à precipitação.