O mês de fevereiro iniciou com uma onda de calor intensa, afetando várias regiões do Brasil.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas sobre o aumento das temperaturas, que podem superar em até 5°C a média climatológica para a época. O alerta de risco potencial (amarelo) e risco moderado (laranja) abrange diversas áreas, com destaque para o sul e o sudeste do país.
Onda de calor em grande parte do país
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as temperaturas podem atingir entre 35°C e 40°C nos próximos dias. Porto Alegre, em particular, pode ver temperaturas próximas dos 40°C.
Além disso, o alerta laranja também afeta boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo o sudoeste e o noroeste, enquanto o alerta amarelo atinge áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre.
Em nível nacional, o Inmet prevê chuvas dentro ou acima da média climatológica para grande parte das regiões Norte e Nordeste. No entanto, algumas áreas, como o leste do Acre, sul do Pará, Amazonas e partes da Bahia, podem apresentar volumes de chuva abaixo da média. O leste da Bahia, Alagoas e Sergipe, por exemplo, devem registrar volumes inferiores a 80 mm.
Por sua vez, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a expectativa é de chuvas abaixo da média, com exceção de algumas áreas específicas. Em contrapartida, no noroeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, e em partes de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, os volumes de chuva podem ser próximos ou até superiores à média, com previsões que chegam a ultrapassar os 160 mm.
Além disso, o mês de fevereiro também traz temperaturas mais elevadas em boa parte do país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, onde os termômetros podem ultrapassar os 26°C.