A previsão do tempo para esta semana indica um cenário climático marcado por contrastes entre as regiões do país, marcado por calor e baixa umidade.
Enquanto o Sul enfrenta chuvas intensas e risco de temporais, o Norte, Nordeste e partes do Centro-Oeste registram tempo seco, temperaturas elevadas e queda acentuada na umidade relativa do ar.
Com base na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Região Norte, as instabilidades se concentram no noroeste e na parte central do Amazonas, além de Roraima e extremo norte do Pará, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 60 milímetros.
Já no sul do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul do Pará e Tocantins, não há previsão de chuva. Nessas áreas, a baixa umidade, que pode cair abaixo dos 30%, eleva o risco de queimadas.
Calor acima da média e baixa umidade

A previsão indica que situação semelhante ocorre no interior do Nordeste, onde o tempo seco predomina. A umidade também tende a cair, principalmente nas áreas mais afastadas do litoral.
Em pontos isolados da faixa costeira, como nos litorais de Pernambuco e Alagoas, são esperadas pancadas de chuva com volumes acima de 20 milímetros.
No Centro-Oeste, o início da semana será marcado por chuvas no sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Mato Grosso. Os volumes devem superar os 30 milímetros. No restante da região, o tempo firme predomina, com destaque para a baixa umidade no norte mato-grossense.
O Sudeste também será afetado pelo tempo seco. Estados como Minas Gerais e São Paulo devem registrar estabilidade atmosférica, exceto pela faixa leste da região, onde há chance de chuvas leves nos próximos dias. No entanto, a umidade relativa do ar preocupa, especialmente no interior paulista, onde os índices podem cair abaixo de 30%.
Sul do Brasil

Já no Sul do Brasil, o cenário muda. Entre os dias 4 e 5 de agosto, são esperadas chuvas volumosas, acima de 40 milímetros, no norte do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e centro-oeste do Paraná. Nessas áreas, também há risco de ventos fortes e granizo em pontos isolados.
As temperaturas seguirão elevadas em boa parte do território nacional. O calor deve ser mais intenso no centro-sul do Pará, norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, onde as máximas podem passar dos 34 °C, especialmente no dia 10 de agosto.
Já no litoral leste do Nordeste, sul do Centro-Oeste e Sudeste, além do Paraná, os termômetros devem oscilar entre 20 °C e 28 °C. As temperaturas mais amenas ficam concentradas no Sul, com máximas abaixo de 18 °C em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
As madrugadas também devem ser frias em boa parte do Centro-Sul do país. Nas regiões Sul e Sudeste, e também no interior da Bahia, Distrito Federal e parte sul de Goiás e Mato Grosso do Sul, as mínimas devem cair abaixo de 18 °C. Entre os dias 5 e 7, os termômetros podem marcar menos de 8 °C em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com possibilidade de geada fraca.