A passagem de uma frente fria deve intensificar as instabilidades no Sul do país a partir de quinta-feira (29), com previsão de chuvas fortes e tempestades isoladas no Paraná e em Santa Catarina.
O cenário meteorológico se agrava na sexta-feira (30), quando a formação de um ciclone próximo ao litoral da Região Sudeste tende a ampliar os volumes de precipitação em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.
Frente fria

Entre as áreas mais suscetíveis a temporais estão a Região Metropolitana de Curitiba, o Norte Catarinense, o Vale do Itajaí e a Região Serrana de Santa Catarina.
Nessas localidades, especialmente entre a tarde e a noite de quinta, os acumulados podem chegar a cerca de 100 milímetros em 24 horas, acompanhados por rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
Os fenômenos previstos estão associados a nuvens de grande desenvolvimento vertical, conhecidas como cumulonimbus, que favorecem a ocorrência de chuva intensa e eventos severos em curto intervalo de tempo.
Na sexta-feira, o avanço do ciclone no oceano deve concentrar os maiores volumes nas áreas da Serra da Mantiqueira, onde os totais podem ultrapassar os 100 milímetros.
Previsão para o fim de semana

No sábado (31), a faixa de instabilidade tende a se deslocar, alcançando principalmente o Triângulo Mineiro e o estado do Rio de Janeiro, com possibilidade de novos acumulados elevados. Também são esperadas tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul paulista.
A tendência para o início da próxima semana indica que a permanência do ciclone pode contribuir para a formação de um corredor de umidade entre o Espírito Santo e o Mato Grosso.







