Esta terça-feira (3) será marcada por uma onda calor na maior parte do Brasil. Conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao menos 17 capitais devem registrar máximas acima de 30º na parte da manhã, com cenário se mantendo na parte da tarde.
Com base no instituto, o recorde de temperatura está na capital do Mato Grosso e em outras temperaturas acima de 30º, que entre as capitais estão Rio Branco (36º), Porto Velho (39º), Manaus (36º), Boa Vista (36º), Belém (35º), Macapá (34º), Palmas (38º), São Luis (33º), Teresina (36º), Aracaju (31º), Campo Grande (37º) Goiânia (36º), Brasília (31º), Belo Horizonte (34º), Rio de Janeiro (31º) e São Paulo (31º).
Onda de calor
Além disso, a Metsul Meteorologia ainda adverte que o mês de setembro ainda está prestes a ser um dos mais quentes já registados no Brasil com um alto potencial de quebra de recordes de temperatura em várias localidades.
Sendo assim, uma massa de ar quente já cobre o Brasil e se fortalecerá muito nesta primeira semana de setembro.
Já na segunda semana, a onda de calor se expandirá para o Sul do país, atingindo temperaturas elevadas e incomuns até mesmo em áreas onde isso não é tão frequente nesta época do ano.
Seca
Com a onda de calor, a baixa umidade tem atingido grande parte do país. Nesta terça-feira, toda a região centro-oeste, bem como os estados de Tocantins, Rondônia e Minas Gerais, estão afetados pela seca.
Além disso, parte da região norte e nordeste do país, além dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (nos municípios mais afastados do litoral) estão incluídos em grau de “perigo potencial” pelo Inmet.
Com isso, para reduzir os impactos da baixa umidade, é importante que as pessoas bebam bastante líquido e evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Confira as principais recomendações:
- Hidrate-se continuamente: Beba grande quantidade de líquidos para ajudar o corpo a suar e manter uma temperatura normal, especialmente água, e alimentos que contenham sais minerais, para substituir os perdidos através do suor.
- Use roupas leves e cores claras: Prefira roupas folgadas, leves e de tecidos que permitam a respiração da pele para permitir que o corpo se refresque adequadamente.
- Proteja-se do sol: Use chapéus de abas largas, óculos de sol e protetor solar com FPS de pelo menos 15.
- Evite esforço físico: Se possível, evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia, como o meio-dia.
Não deixe pessoas em carros estacionados: O calor dentro de um veículo pode subir rapidamente, tornando-se perigoso.