O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso para uma onda de calor com temperaturas próximas de 40°C em grande parte do Mato Grosso do Sul.
O aviso foi emitido nessa segunda-feira (11/03) e alerta que a onda de calor ainda deve afetar o centro-oeste do estado de São Paulo e nos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Onda de calor
A onda de calor é caracterizada quando as temperaturas permanecem 5°C acima da média durante período de três a cinco dias. no caso, o alerta laranja que é o aviso de perigo, vai até a próxima sexta-feira (15).
O fenômeno é causado por uma massa de ar quente e seco que se forma em um sistema de alta pressão, que alcança altas camadas da atmosfera e impede a formação de nuvens e a chegada de ar frio.
“É um sistema de circulação anti-horária, que acaba divergindo, fazendo com que os ventos não convirjam para a formação de nebulosidade”, ressaltou a meteorologista do Inmet, Dayse Moraes”.
Em Londrina, no norte do Paraná, as temperaturas máximas podem chegar a 36°C, mas com sensação térmica de 43°C. Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é esperado temperaturas de até 46°C.
Já em Curitiba, capital menos quente do país, as temperaturas podem ultrapassar os 30°C. A massa de ar quente deve elevar a temperatura acima dos 35°C em grande parte do Mato Grosso do Sul, com a sensação térmica ultrapassando os 40°C.
A população ainda deve ficar atenta aos cuidados necessários durante essa época, pois o calor intenso pode provocar alguns problemas de saúde, entre eles, os risco de desidratação, insolação e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias.