Começa na noite desta quinta-feira (22/9) a primavera no Hemisfério Sul, que vem acompanhada de chuvas e geadas em grande parte do país. Nesta época do ano, também tem o início do plantio das principais culturas de verão.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação marca a transição entre a chuva e a seca no centro do país, além do início do transporte de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Região Norte.
A nova estação termina no fim da tarde do dia 21 de dezembro e terá a influência do fenômeno La Niña, que consiste no resfriamento anômalo das águas do Pacífico, responsável por chuvas fortes em algumas regiões do Brasil.
De acordo com o Inmet, a primavera costuma provocar acumulados de chuva inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará. Por outro lado, a tendência é que as temperaturas fiquem mais elevadas em grande parte da região Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte central do país.
- Economia: Saiba quem são os maiores bilionários brasileiros do ramo de alimentos e bebidas, segundo a Forbes
“Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e nos estados do Acre e Rondônia.”, aponta o Instituto.
Primavera: clima no fim de semana
Na sexta-feira (23), uma massa de ar de origem polar provoca a queda de temperatura e geada em áreas de Campanha gaúcha, fronteira com o Uruguai, região de Santana do Livramento, Bagé, norte do Rio Grande do Sul, áreas de serra e meio oeste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná.
No sábado (24), há possibilidade de geada no planalto norte do Rio Grande do Sul, serra gaúcha e catarinense, todo meio oeste de Santa Catarina, região de Chapecó, Caçador e centro-sul do Paraná.
Fim do vazio sanitário
A chegada da primavera também marca o fim do vazio sanitário em alguns importantes estados produtores, como Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal.
Em Rio Verde, coração do agronegócio goiano, o vazio termina no sábado (24), e as condições climáticas são favoráveis para a semeadura. Por outro lado, em Unaí (MG), o vazio sanitário termina no dia 30 de setembro, com previsão de chuva nos próximos dias.
“Vale lembrar que, com o crescente aumento das chuvas em grande parte do país, nesta época do ano, dá-se início o plantio das principais culturas de verão”, acrescenta o Inmet.
- Com informações do Inmet e Clima Tempo