No primeiro podcast realizado pelo Agro2 na AgroBrasília, o entrevistado foi o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, que falou sobre a importância do agronegócio para as comunidades indígenas.
AgroBrasília 2022: saiba tudo sobre a feira de tecnologia e negocio do agro
De acordo com o presidente da fundação, a sociedade precisa deixar de lado o preconceito, que muitas vezes é criado por uma massa de manobra, e ver a real situação da comunidade indígena. “Quando se vende a ideia do indígena maltrapilho, coitado e incapaz no exterior, chama a atenção, e com isso vem dinheiro para o Brasil.”.
Marcelo ressalta que as comunidades indígenas têm os mesmos direitos e estão inseridas no conceito de comunidade, de nação brasileira. “Eles tem os mesmos sonhos, direitos e possibilidades como qualquer outro cidadão”, afirma.
AgroBrasília: 5 motivos para visitar a maior feira do agro no Planalto Central
Para o presidente, o índio convive de forma harmoniosa como meio ambiente e com a preservação do uso e costume da sua própria comunidade. Ele ainda ressalta sobre a busca pela melhor qualidade de vida. “O índio não deixa de ser índio por buscar melhores condições de vida”.
Assista o podcast completo:
