O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertaram sobre a possibilidade de chuvas intensas no estado, com riscos de impactos em várias regiões nesta segunda (17).
O alerta foi emitido devido ao potencial de tempestades que podem causar transtornos em diferentes localidades.
Previsão de chuvas intensas

De acordo com o Inmet, além das chuvas fortes, que podem atingir entre 30 e 60 milímetros por hora, também há possibilidade de queda de granizo.
Os ventos podem alcançar velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora, com risco de danos à infraestrutura, como queda de árvores, interrupção de energia elétrica, alagamentos e outros danos.
A previsão do instituto vale até as 10h de segunda-feira (17), abrangendo a região metropolitana de Porto Alegre, além das áreas sudoeste, noroeste, sudeste, nordeste, centro ocidental, centro oriental e rio-grandense, além da região serrana e o sul catarinense.
A Defesa Civil do estado, por sua vez, alertou que as chuvas intensas previstas podem resultar em cheia de rios, arroios, córregos e outras áreas propensas a alagamentos. O órgão recomendou atenção redobrada devido aos elevados volumes de precipitação esperados em curto período de tempo.
- Agronegócio: Agro brasileiro inicia 2025 com recorde de exportações e expansão de mercados estratégicos
Municípios que podem ser afetados

Além disso, a Defesa Civil já emitiu alertas para chuvas e ventos fortes, com possibilidade de granizo, em municípios como Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Taquari, Charqueadas, Arroio dos Ratos e Montenegro.
As autoridades orientam que, em caso de intempéries, a população busque abrigo imediatamente, fechando portas e janelas se estiver em casa.