A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) notificou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sobre o risco de rompimento de barragem, de sua propriedade, localizada em Água Fria de Goiás, município a cerca de 300 quilômetros de Goiânia.
De acordo com a Semad, o empreendimento apresentou galgamento sobre a crista e erosões no talude de jusante, situação que pode se complicar com as fortes chuvas que atingem a região nesta época do ano. A pasta determinou que o Incra adote medidas emergenciais para a segurança da comunidade que vive próxima e evite desastres ambientais devido às más-condições estruturais.
Além disso, a Semad notificou o Incra para que faça, imediatamente, o rebaixamento do nível do reservatório, como também, aconteça periodicamente vistorias por um engenheiro para avaliar sua estabilidade e segurança de operação. É importante destacar que o empreendimento não está devidamente regularizado junto à Semad, como determina a política estadual de segurança de barragens.
- Riscos de rompimento: Com as chuvas, donos de barragens devem redobrar a atenção, alerta Semad
Segundo a titular da Semad, Andréa Vulcanis, o mais importante é garantir a segurança das pessoas e evitar graves danos ao meio ambiente. Inclusive o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu alerta de chuvas intensas na região, o que requer atenção redobrada dos proprietários de barragens.
O Levantamento do Cadastro Ambiental Rural aponta que, somente em Goiás, há mais de 30 mil acumulações hídricas em todo o estado e destes, aproximadamente 10,2 mil possuem área superior a 01 hectare, ou seja, 10 mil m². Para isso, a Semad criou, em 2020, o Sistema de Cadastramento de Barragens, mediante uma campanha permanente de conscientização junto aos proprietários.
Atualmente, cerca de de 6,3 mil reservatórios de diferentes portes já estão regularizados e mais de 1,3 mil já foram classificados. Os interessados em fazer o cadastramento de sua barragem e regularizar junto à Semad, pode fazer através do link https://portal.meioambiente.go.gov.br/barragens.
Dono de barragem deve estar sempre pronto para comunicar a Defesa Civil, em casos de emergência
A Semad também orienta os proprietários de barramentos a estarem sempre atentos e prontos para comunicar possíveis emergências às Defesas Civis municipais da região onde se encontram. Além disso, a pasta pede que seja construída uma rede de comunicação com vizinhos e comunidades residenciais em um raio de 10 quilômetros da represa.
Outra informação importante são os levantamentos feitos pela Cimehgo, órgão responsável por acompanhar o clima em Goiás. Através dos dados, que apontam previsões de precipitações para todo o Estado, se pode traçar medidas de segurança para as barragens localizadas em regiões com possibilidade de alto índice pluviométricos.