O centro-sul do Brasil seguirá sob influência de uma massa de ar quente e seca até pelo menos sábado (23), mantendo as temperaturas elevadas em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rondônia e Acre.
Com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor será intenso, com termômetros podendo registrar entre 3°C e 7°C acima da média para o período, especialmente no Mato Grosso do Sul e no oeste paulista, onde os valores máximos devem superar os 35°C e, em pontos isolados, chegar a 39°C.
Temperaturas elevadas em grande parte do país

No início da semana, a Região Sul também terá dias quentes, com máximas de até 34°C no oeste do Paraná. No entanto, a partir desta terça-feira (19), há previsão de mudanças no clima, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento no Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e Paraná, e no oeste do Mato Grosso do Sul.
A previsão ainda indica que as precipitações devem provocar uma redução temporária das temperaturas máximas na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul nos dias 19 e 20 de agosto.
Por sua vez, a partir de sexta-feira (22), o calor retorna, com máximas próximas de 35°C na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Rio Grande do Sul merece atenção especial para a variação de temperatura entre sexta (22/08) e sábado (23/08), podendo chegar a até 10°C de diferença entre as máximas.
Conforme o alerta da Defesa Civil, rajadas de vento no litoral podem atingir até 100 km/h, oferecendo risco de destelhamentos e danos estruturais.
Leia mais: Defesa Civil alerta para chuva intensa e rajadas de até 100 km/h nesta semana no Sul do país