O avanço de um sistema de baixa pressão deve trazer forte instabilidade ao Sul do país nesta semana, com maior impacto previsto para o Rio Grande do Sul.
Conforme o alerta da Defesa Civil, rajadas de vento no litoral podem atingir até 100 km/h, oferecendo risco de destelhamentos e danos estruturais.
Instabilidade no Sul do país

A previsão aponta que a partir desta segunda-feira (18), o tempo começa a se deteriorar em regiões como Oeste, Campanha, Missões e Centro, com chuva entre 5 e 30 milímetros, podendo chegar a 40 mm em pontos do Oeste.
Já na terça-feira (19), a instabilidade se intensifica com chance de temporais isolados. A previsão inclui queda de granizo, descargas elétricas, chuva volumosa e rajadas de vento em diferentes áreas, como Sul, Noroeste, Norte e parte do Litoral Sul. Algumas localidades podem acumular mais de 60 mm de precipitação em poucas horas.
Na quarta-feira (20), as rajadas devem variar de 45 a 80 km/h em boa parte do território gaúcho, alcançando novamente a marca de 100 km/h no litoral.
Além disso, também há risco de tempestades de raios. No acumulado, a chuva entre segunda e terça pode chegar a 150 mm em determinadas regiões, aumentando o risco de alagamentos.
Alerta laranja

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para ventos costeiros entre o litoral gaúcho e a costa sul de Santa Catarina.
O aviso é válido das 18h de terça até 21h de quarta, inclui o risco de avanço de dunas sobre construções próximas à orla.
No fim de julho, um ciclone extratropical já havia causado estragos no Rio Grande do Sul, com rajadas de 105 km/h em Porto Alegre, o que provocou colapsos de estruturas e deixou mais de 400 mil clientes sem energia elétrica.