Geralmente, quando falamos em eficiência na gestão de negócios, a primeira coisa que nos vem à mente é a presença digital da empresa, um bom site e uma boa qualidade no atendimento. Entretanto, não podemos deixar de lado o fato de que a sustentabilidade é uma forma de ser eficiente na gestão do seu agronegócio.
É preciso ter em mente que estamos vivendo em uma era pós digital, onde as notícias se espalharam rapidamente pelas redes sociais e a pauta sustentabilidade está em alta, devido as consequências do aquecimento global e outros fatores que tem interferido diretamente em nossa qualidade de vida.
Desta forma, podemos dizer que empresas que investem em iniciativas sustentáveis passam uma imagem melhor ao público, sem falar na enorme contribuição que fazem ao meio ambiente. Precisamos enfatizar que, com o acesso à internet na palma das mãos, o público está mais atento e ligado em assuntos sustentáveis e, por consequência, mais exigente também.
Sustentabilidade
Podemos definir a sustentabilidade como um conjunto de práticas e ações que visam suprir as necessidades humanas atuais, sem comprometer o meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações. Toda e qualquer pessoa pode adotar essas práticas em seu cotidiano, assim como empresas de qualquer tamanho e propriedades rurais.
Em outras palavras, podemos definir a sustentabilidade como a utilização inteligente dos recursos naturais. Desta forma, é uma obrigação das empresas a adoção de ações que sejam capazes de viabilizar o uso adequado e consciente dos recursos que temos disponíveis no meio ambiente.
Sustentabilidade na gestão do seu negócio
Tendo a sustentabilidade pautada na gestão do negócio, temos um segmento denominado como Marketing Verde, também conhecido como ecomarketing ou marketing ambiental. A ideia deste tipo de marketing é propor ideias que cumpram as práticas de ações sustentáveis dentro do empreendimento.
Vale ressaltar que é de suma importância que a empresa transmita a imagem de amiga da natureza, mas realmente coloque em prática as ações sustentáveis. Caso contrário, pode perder credibilidade com o seu público, tendo em vista que os consumidores estão mais conscientes sobre o assunto.
Como tornar o seu negócio sustentável
Para aplicar o marketing verde no seu agronegócio, o primeiro passo é realizar um planejamento, analisar o que pode ser mudado, determinar os pontos mais importantes e também quais métodos podem ser aplicados de acordo com o seguimento de atuação do seu negócio.
Dentre as principais dicas podemos citar:
- Uso de energias renováveis;
- Reciclagem;
- Escolha de fornecedores adequados;
- Diminuir o uso do plástico;
- Adotar a cultura da economia colaborativa;
- Trabalhar com produtos orgânicos;
Ao adotar novas medidas, pensadas na sustentabilidade e meio ambiente, o produtor tem os seguintes benefícios:
- Valorização da marca;
- Fidelidade do cliente quanto à marca;
- Destaque entre os concorrentes;
- Possibilidade para atrair investidores e novos talentos;
- Diminuição de custos e desperdícios;
- Aumento das vendas e mais lucratividade.
Apesar dos benefícios, podemos afirmar que durante o processo de readaptação do agronegócio, o produtor passará por alguns desafios. Entretanto, se deseja realmente colocar as práticas sustentáveis na política do negócio, é preciso ter persistência e adotá-las diariamente. Dentre os principais desafios temos:
- Apoio dos colaboradores;
- Mudanças na visão dos gestores;
- Dificuldade em adotar processos seguros;
- Falta de tecnologias adequadas.
Em suma, podemos dizer que as práticas sustentáveis precisam fazer parte da nossa vida. Em relação ao mercado, ficou claro que os consumidores estão muito mais atentos à postura da empresa e à sustentabilidade, desta forma as ações feitas no negócio refletem diretamente no faturamento.