O clima no Centro-Sul do Brasil será de tempo frio até a próxima quarta-feira (17/5), por conta do ar gelado de origem polar que se espalha na região, prevê o Climatempo.
Baixas temperaturas devem continuar durante a noite e começo das manhãs nos estados do Sul e da Região Sudeste. No Centro-Oeste brasileiro, as madrugadas serão mais frias que na semana passada.
Tempo frio: temperaturas
No fim de semana, até domingo (14/5), quando é comemorado o Dia das Mães, o ar frio vai atuar com intensidade no Sul, no Sudeste e em Mato Grosso do Sul. Temperaturas podem ficar entre 5°C e 10°C no sul de Mato Grosso do Sul, em algumas áreas do interior de São Paulo, e em muitas áreas dos estados da Região Sul e também na região Serrana do Rio De Janeiro.
As temperaturas despencam e podem ficar abaixo de 0°C, nas áreas mais elevadas dos estados da Região Sul. As regiões serranas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também terão queda acentuada da temperatura neste fim de semana.
No domingo (14/5), geada pode se formar na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, nas cidades de altitude mais elevada como Campos do Jordão, Maria da Fé e Monte Verde.
Frio recorde
Várias capitais do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil podem estabelecer novos recordes de menores temperaturas do ano neste fim de semana ou na próxima segunda-feira, 15 de maio, segundo estações meteorológicas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), instaladas nas regiões.
Em Porto Alegre, há previsão de até 9°C no fim de semana; recorde de frio atual 10,4°C em 20 de abril.
Em São Paulo, há possibilidade da temperatura chegar a 1°C no fim de semana; recorde de frio atual 12,3°C, em 21 de abril. No Rio de Janeiro deve fazer até 15°C no fim de semana; a menor temperatura registrada esse ano foi de 15°C, em 21 de abril.
Na cidade de Belo Horizonte, a previsão é de até 13°C no fim de semana; o recorde atual é de 16,4°C no dia 21 de abril. E em Vitória, a previsão é de até 18°C no fim de semana; recorde atual de menor temperatura em 2023 é de 20,3°C, em 3 de maio.
- Plano Safra 2022/23: Crédito extra de R$ 200 milhões será para custeio e investimentos
Goiás
Em Goiânia, a previsão é de temperaturas a 17° nas primeiras horas do dia e atinja os 30° à tarde. Em Rio Verde a mínima deve ser de 17° e a máxima chegando aos 29°. Em Cristalina, a previsão para a quinta-feira (11) fica em torno de 15° pela manhã e a máxima podendo chegar aos 27°.