O que é o mal da Vaca Louca? Dúvida que disparou na internet, desde que o primeiro caso da doença no Brasil, foi confirmado nesta quarta-feira (22/2). Sobre o assunto, nós vamos conversar ao vivo no Youtube com Fernando Bosso, médico-veterinário e coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Hebívoros e outras Encefalopatias, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
O especialista vai explicar o que é essa doença, como ela chegou na América do Sul, casos pelo mundo, repercutir o caso que chegou ao Brasil e como fazer a prevenção da doença no rebanho.
Nosso bate-papo é hoje (24/02), ao vivo às 12h30 no Youtube:
Entenda o caso
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) foi registrada em um touro de 9 anos, idade avançada para bovinos, criado em pasto, em uma pequena propriedade rural, no município de Marabá, no Estado do Pará, que tem cerca de 160 cabeças de gado.
Após a confirmação do caso, o animal foi abatido e sua carcaça incinerada na fazenda, que foi interditada em caráter preventivo pelo governo do Pará.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), os sintomas indicam que se trata da forma atípica da doença, que surge espontaneamente na natureza, não causando risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano.
Mas, o Mapa aguarda análise em laboratório referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em Alberta, no Canadá, para confirmar a ocorrência de caso atípico ou não da doença.
Com o protocolo sanitário estabelecido entre China e Brasil, as exportações de carne bovina brasileira para o país asiático, estão temporariamente suspensas desde esta quinta-feira (23/2).
Vaca Louca: Ifag defende redução nos abates para evitar queda na arroba da carne
A doença da Vaca Louca
A doença é degenerativa, crônica e fatal que afeta o Sistema Nervoso Central de bovinos e bubalinos, além de ovelhas e cabras, causando desordens de comportamento, como: agressividade, ranger de dentes e falta de coordenação motora e dificuldade de se levantar. O animal afetado deixa de se alimentar e rapidamente perde condição corporal.