Alguns países que haviam adotado restrições à carne de frango brasileira por causa da gripe aviária decidiram flexibilizar as medidas.
Em vez de manter a proibição para todo o país, agora limitam a restrição apenas aos produtos oriundos do estado do Rio Grande do Sul. A mudança foi adotada pela para Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão.
Esses países passaram a restringir apenas os produtos oriundos do estado do Rio Grande do Sul, deixando de aplicar uma suspensão abrangente para todo o território brasileiro.
Carne de frango brasileira

A atualização foi divulgada nesta quinta-feira (22), em Brasília, em comunicado oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Por outro lado, a Arábia Saudita, que até então limitava as restrições ao município onde o surto foi registrado, decidiu estender a medida a todo o estado gaúcho. Turquia e Emirados Árabes Unidos, que ainda permitiam as importações.
Também passaram a impor restrições, os Emirados, que agora vetam produtos do município de Montenegro, enquanto a Turquia bloqueou a entrada de carne de frango proveniente de todo o estado do Rio Grande do Sul.
Veja a situação atual das exportações brasileiras de carne de aves:
Exportações totalmente suspensas:
- China, União Europeia
- México
- Iraque
- Coreia do Sul
- Chile
- Filipinas
- África do Sul
- Jordânia
- Peru
- Canadá
- República Dominicana
- Uruguai
- Malásia
- Argentina
- Timor-Leste
- Marrocos
- Bolívia
- Sri Lanka
- Paquistão
Restrições aplicadas ao estado do Rio Grande do Sul:
- Arábia Saudita
- Turquia
- Reino Unido
- Bahrein
- Cuba
- Macedônia
- Montenegro
- Cazaquistão
- Bósnia
- Herzegovina
- Tajiquistão
- Ucrânia
Por outro lado, a redução de restrições para apenas o estado do RS foram adotadas pela Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão.
Vazio sanitário

O serviço veterinário oficial finalizou os trabalhos de limpeza e desinfecção na propriedade localizada em Montenegro (RS), onde foi identificado um foco de influenza aviária em um plantel de matrizes de aves comerciais.
Com base no Mapa, a partir desta quinta-feira (22), inicia-se o período de 28 dias de vazio sanitário, conforme estabelecido por normas internacionais. Se não houver novos registros da doença durante esse prazo, o Brasil poderá declarar a erradicação do foco naquela área.
Leia mais: Área com foco de gripe aviária em Montenegro inicia vazio sanitário após desinfecção