A partir de negociações feitas durante a Gulfood 2022, as agroindústrias exportadoras da avicultura brasileira projetaram exportar mais de US$ 1 bilhão ao longo dos próximos 12 meses. A Gulfood, encerrada na última quinta-feira (17) em Dubai (Emirados Árabes Unidos), é a maior feira de alimentos halal do mundo.
Em cinco dias de eventos, as agroindústrias e exportadoras associadas à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceira com a Agência Brasileira de Promoção de Exportadores e Investimentos (ApexBrasil), consolidaram mais de R$ 50 milhões em negócios, com a exportação de aves, ovos e suínos para clientes de nações do Oriente Médio, alguns partes da África, Ásia e Europa.
Conforme levantamento feito pela ABPA, as projeções serão realizadas a partir das negociações feitas durante o evento, e o valor projetado, de US$ 1 bilhão, deve ser alcançado até a próxima edição da Gulfood.
Gulfood 2022
A parceria entre ABPA e ApexBrasil ainda está focada em posicionar a imagem da proteína animal brasileira, em duas linhas estratégicas, que é divulgar informações e atributos da indústria e degustar os produtos brasileiros, com marcar como Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck.
No evento ainda foi instalada uma área gastronômica, onde estavam sendo servidos pratos como omeletes e shawarma, prato típico islâmico feito com cortes de frango e prato. No total, foram servidores mais de 6 mil shawarmas e mil omeletes.
De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, a Gulfood foi uma das únicas feiras internacionais que não teve interrupção no calendário, por causa dos protocolos que foram implantados. Neste ano, a feira apresentou uma forte propensão de retomada. Além disso, ele ainda ressalta que os resultados são importantes neste momento que os produtores buscam expansão internacional do setor brasileiro, para superar os desafios das altas nos custos de produção.