Um caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a “doença da vaca louca”, está sendo investigado em Minas Gerais.
Na ocasião, a suspeita ocorreu após um paciente de 78 anos ser internado em Caratinga, a aproximadamente 300 quilômetros de Belo Horizonte, com sintomas neurológicos.
Doença da Vaca Louca
Para investigar o caso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG) alegou que amostras do paciente foram coletadas afim de serem analisadas para detectar a confirmação ou descartar a doença.
A secretaria ainda destacou que até o momento não há nenhum caso confirmado, pois a suspeita é que o caso se trate da Doença de Creutzfeldt- Jakob (DCJ), no qual é uma doença que está associada à vaca-louca”.
A DJC é considerada uma doença neurodegenerativa que ocorre de maneira esporádica e pode afetar pessoas com idades entre 55 e 70 anos.
Essa doença também está associada ao consumo de carne de bovinos contaminados.
Veja o que é a doença da vaca louca
Por sua vez, a doença da vaca louca é degenerativa e afeta o sistema nervoso central de bovinos, podendo ser também transmissível a humanos através da ingestão de carne contaminada.
Além disso, ela ainda é uma doença fatal e que não possui tratamento. Neste caso, o diagnóstico em bovinos só pode ser confirmado após a morte por meio da análise do material encefálico.
O portal entrou em contato com Secretaria de Saúde de Minas para informações a respeito da previsão do resultado da análise do paciente suspeito, mas até o momento não obteve retorno. A matéria será atualizada conforme o andamento do caso.