Produção de leite em Sistema Compost Barn é o tema de um curso online e gratuito do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O objetivo é ensinar como funciona o modelo de criação de bovinos leiteiros, com orientações técnicas para o planejamento, o desenvolvimento do projeto, o manejo da cama, o sistema de ventilação no galpão, além de demonstrar as tecnologias utilizadas neste tipo de estrutura.
A capacitação tem 20 horas de carga horária com certificado e é voltada para produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, ou seja, pessoas que atuam na bovinocultura de leite e que estão em busca de aumentar a produção e qualidade do leite, além de minimizar os impactos ambientais e melhorar o bem-estar dos animais.
Conteúdo do curso de Compost Barn
O curso foi organizado seis módulos que são: critérios para implantação do sistema Compost Barn; planejamento do sistema Compost Barn; projeto da instalação; manejo da cama no sistema; o sistema de ventilação e resfriamento; além dos benefícios potenciais da pecuária leiteira de precisão.
A programação completa do curso pode ser acessada aqui.
Inscrições
Para fazer o curso à distância o aluno precisar ter idade igual ou superior a 16 anos. As inscrições podem ser feitas pelo link https://ead.senar.org.br/cursos/sistema-de-producao-de-leite-em-compost-barn.
O Sistema de Compost Barn
O Sistema Compost Barn, foi criado por produtores de leite norte-americamos em meados da década de 80, sendo um alojamento de vacas leiteiras que visa melhorar o conforto e o bem-estar dos animais e, consequentemente, os índices de produtividade do rebanho.
A estrutura é constituída por um galpão ventilado, que protege os animais das variações climáticas. O local permite que eles tenham livre movimentação, com uma base de cama orgânica em processo controlado de compostagem, que proporciona uma área de repouso coletivo, numa superfície seca e confortável.
Essa cama torna o sistema de produção mais sustentável, porque reaproveita os dejetos, urina e esterco, sendo uma “cama viva”, que pode ser usada com substrato que absorva a umidade como: serragem, lascas de madeira, casca de café ou de amendoim, entre outros.
O uso desse sistema vem crescendo no Brasil, com mais de duas mil fazendas trabalhando com Compost Barn no país.
O sistema com a cama funciona como barreira física entre o esterco e a vac; a fermentação dessa cama diminui a carga microbiana e possibilita maior higiene, minimizando o risco de mastite ambiental e menor a contagem de CCS, o que contribui para melhora na qualidade do leite e na saúde dos animais, fora a baixa nos gastos com adubação de pastos.
Os animais tem mais conforto e bem-estar, se deitam ou ficam em pé em uma cama macia, que reduz os problemas de casco, facilitando os cios, as taxas de detecção e de concepção. Os animais vão ter um sistema imune mais forte e mais resistentes à doenças e o que diminui os custos com medicamentos.
O aumento da produção média dos animais pode aumentar em torno de 20% pelo menor estresse, os animais vão ter maior longevidade, ou seja, adiciona mais lactação na vida produtiva das vacas.