O curso online e gratuito de “Recuperação e Renovação de Pastagens Degradadas no Cerrado”, disponível na plataforma e-Campo, da Embrapa, orienta sobre o diagnóstico da degradação e as estratégias que auxiliam na escolha de soluções sustentáveis e adequadas para recuperação dos diferentes níveis de degradação do solo nos pastos do Cerrado.
A nova capacitação desenvolvida pela Embrapa Cerrados (DF) é voltada a produtores rurais, técnicos extensionistas, consultores, professores, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema.
Curso de recuperação e renovação de pastagens degradadas no Cerrado
Com carga horária de 50 horas, o curso é coordenado pelo pesquisador Luiz Adriano Cordeiro e também tem como palestrantes os pesquisadores da Embrapa Cerrados Giovana Maciel, Gustavo Braga, Lourival Vilela, Júlio César dos Reis, Núbia Correia, Roberto Alves e Robélio Marchão.
O conteúdo tem dois módulos: o primeiro contém aulas sobre degradação de pastagens, causas, estágios e diagnóstico; gramíneas forrageiras para o Bioma Cerrado; estratégias de recuperação e renovação de pastagens no Cerrado; manejo do pastejo; uso do aplicativo Pasto Certo; e correção do solo e adubação de pastagens.
Já o segundo módulo é composto de análise econômica de estratégias de recuperação e renovação de pastagens; sistemas de Integração Lavoura-Pecuária; manejo de plantas daninhas em pastagens; manejo de insetos-pragas em pastagens; protocolos de certificação de pecuária de baixa emissão de carbono; e manejo do solo e sua qualidade em áreas de pastagens.
Além de ter acesso às aulas, o aluno poderá baixar gratuitamente publicações como o folder Estratégias de Recuperação e Renovação de Pastagens Degradadas no Cerrado.
Certificado
A capacitação online é autoinstrucional (sem tutoria), podendo ser feita em qualquer dia e horário. O aluno que obtiver 70% dos pontos no conjunto de atividades obrigatórias e preencher a avaliação de satisfação e a enquete inicial receberá, gratuitamente, um certificado de conclusão assinado pela Embrapa.
Inscrições
As inscrições são realizadas no link. Mais informações pelo e-mail e-campo.cerrados@embrapa.br.