Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Dia Mundial do Queijo: cursos ensinam produção que agrega valor ao leite

Selo Queijo Artesanal garante fabricação legal e de qualidade, que segue em expansão no Brasil, garantindo comercialização do produto; Senar oferece capacitações gratuitas.

Por Janaina Honorato
Publicado em 20/01/2024 às 13:24
Atualizado em 23/02/2024 às 17:00
Selo Queijo Artesanal garante produção legal e de qualidade.

Selo Queijo Artesanal garante produção legal e de qualidade. Foto: Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Fresco, cozido, curado, defumado, fabricado com leite de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala. No dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Queijo, iguaria que está presente na culinária mundial, do café da manhã ao jantar.

A produção de queijos artesanais está em plena expansão de Norte a Sul do Brasil. Para garantir a inspeção sanitária, a qualidade e a segurança do produto, o governo criou um selo que garante um produto certificado da ordenha ao consumidor.

LEIA TAMBÉM

Brasil pode retomar exportações de carne de frango após 28 dias sem novos casos de gripe aviária

Jordânia e Kuwait reduzem restrições à carne de frango brasileira

Exportações de gado vivo avançam e podem alcançar 1,5 milhão de cabeças em 2025

Exportações de gado vivo avançam e podem alcançar 1,5 milhão de cabeças em 2025

Dia Mundial do Queijo: Selo Artesanal

O Selo Arte foi criado para assegurar que o produto alimentício de origem animal é elaborado de forma artesanal, garantindo formalização da atividade, possuindo características tradicionais, regionais e culturais. Agora com o selo, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional.

A Portaria n° 531 de 2022, trouxe regras de como o município solicita a concessão, o modelo a ser seguido conforme a legislação junto ao Ministério da Agricultura.

Senar oferece capacitações gratuitas.
Senar oferece capacitações gratuitas. Foto: Divulgação

Cursos de queijos artesanais

Com a demanda crescente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) ensina em cursos gratuitos presenciais, online, cartilhas e vídeos como fazer a produção e comercialização de queijos artesanais. Os conteúdos trabalham características dos tipos de queijos nacionais e internacionais e a legislação do mercado para agroindústria.

Entre os temas estão: boas práticas agropecuárias na produção de queijos artesanais; assistência técnica e gerencial para agroindústria artesanal; boas práticas de fabricação; como obter o selo Arte, gestão e gerenciamento da agroindústria; indicação geográfica; assistência técnica e gerencial.

O curso online que a entidade oferece tem acesso pelo link https://ead.senar.org.br/cursos/queijos-artesanais-do-brasil, além de mais conteúdos virtuais https://cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar/videos e também cursos presenciais através dos Sindicatos Rurais presentes nos municípios.

  • Educação: Cursos de produção de queijos são oferecidos pelo Senar

Origem

Os queijos, produtos resultantes da coagulação do leite, surgiram há mais de 8000 a.C. logo depois da domesticação de bovinos, ovinos e caprinos quando surgiu o consumo do leite, e também a necessidade de conservar o leite, sendo o leite coalhado um ancestral do queijo, que foi desenvolvido mais tarde, após o conhecimento do coalho e da fermentação.

Um dos primeiros povos a fazerem isso foram os egípcios, depois os primeiros europeus que produziram queijo foram os gregos. Mais tarde, os romanos começaram a utilizar o queijo, que se tornou importante em suas refeições. Com o crescimento do Império Romano, houve a divulgação do queijo.

Já no Brasil, os primeiros registros de fabricação de queijo no Brasil remontam ao século XVIII. Hoje há uma gama de diferentes sabores, formatos, aromas e texturas. As características de produção são influenciadas diretamente pelo consumidor, relevo, clima, flora e genética do rebanho presente em solo brasileiro e por isso o Brasil tem tantas criações originais.

Entre as mais populares: queijo prato, queijo minas, colonial, coalho, canastra, requeijão e tantos outros que elevaram o Brasil a referência mundial na produção de queijos.

Brasil é referência mundial na produção de queijos.
Brasil é referência mundial na produção de queijos. Foto: Senado Federal

Produção de queijos no Brasil

O Brasil é considerado o quarto maior mercado mundial de queijos, atrás apenas da União Europeia, dos EUA e da Rússia. Por outro lado, o consumo per capita nacional de queijo é de 3,8 kg/ano, muito abaixo da média de 20 kg/ano dos dez maiores consumidores mundiais.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), do volume de 1,2 milhão de toneladas de queijo produzidas no Brasil, em 2020, cerca de 40% do total tem Minas Gerais como origem. O Brasil tem cerca de 175 mil produtores de queijo, sendo mais de 140 mil agricultores familiares.

  • Política: Linha de crédito especial é aprovada para produtores de leite do Brasil
Tags: CursosDia Mundial de QueijoLeiteproduçãoqueijosSelo Arte Artesanal

Notícias relacionadas

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) reconheceu oficialmente o Brasil como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O...

Goiás deve obter reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa

Goiás deve obter reconhecimento internacional como zona livre de febre aftosa

O estado de Goiás está prestes a receber reconhecimento oficial como zona livre de febre aftosa sem vacinação por parte...

Países flexibilizam medidas contra a carne de frango do Brasil; confira quais

Países flexibilizam medidas contra a carne de frango do Brasil; confira quais

Alguns países que haviam adotado restrições à carne de frango brasileira por causa da gripe aviária decidiram flexibilizar as medidas....

Área com foco de gripe aviária em Montenegro inicia vazio sanitário após desinfecção

Área com foco de gripe aviária em Montenegro inicia vazio sanitário após desinfecção

O serviço veterinário oficial finalizou os trabalhos de limpeza e desinfecção na propriedade localizada em Montenegro (RS), onde foi identificado...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2024 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.