Foi aprovado nessa quinta-feira (21/12) a linha de crédito especial com subvenção federal específica para cooperativas de produtores de leite com repasse de mais de R$ 700 milhões.
A medida tem como objetivo possibilitar às cooperativas de produção de lácteos, a obtenção de recursos financeiros que irão permitir os produtores a regularizarem sua situação e outras dificuldades que enfrentam no setor.
Linha de crédito especial para produtores de leite
A proposta foi apresentada pelos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
“Esta nova linha de crédito vai dar um fôlego para as cooperativas e consequentemente, aos produtores, não apenas seus cooperados, mas todos aqueles que contam com esses serviços”. ressaltou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
As condições especiais definidas são para o financiamento de capital de giro, no âmbito do Crédito de Investimento para Agregação de Renda (Pronaf Agroindústria) e do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro).
Os financiamentos terão juros de 8% ao ano e uma taxa especial de 4% ao ano, para a agricultura familiar. Os beneficiários ainda poderão contar com 24 meses de carência e 60 meses para o pagamento.
Além disso, no próximo mês deve entrar em vigor a aplicação dos créditos tributários do novo Programa Mais Leite Saudável, que tem como objetivo fomentar a produção de leite in natura e promover o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira do Brasil.
Atualmente, a produção anual de leite no Brasil está estimada em 35 bilhões de litros. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, existem aproximadamente 1,18 milhões de propriedades rurais produtoras de leite, no que representa uma redução de 174 mi8l propriedades em relação ao censo anterior.
O setor lácteo no Brasil possui relevante papel socioeconômico, tanto pela capacidade de geração de renda e empregos, quanto pela importância do leite e seus derivados no fortalecimento da segurança alimentar.