Qual a quantidade de sementes é preciso plantar para formar ou reformar uma pastagem? Essa dúvida é recorrente para o pecuarista e, pensando nisso, pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (MS) desenvolveram uma ferramenta que atua como calculadora de sementes.
A ferramenta fornece uma sugestão da quantidade de sementes forrageiras necessária para a implantação da pastagem, a partir de informações fornecidas pelo produtor rural.
Ferramenta para formação de pastagem
A inovação reforça as boas práticas de manejo na formação e reforma de pastagens. “É útil para o produtor, que pode escolher a quantidade e a qualidade de sementes, estando mais consciente de suas escolhas”, afirma o pesquisador Sanzio Barrios.
A calculadora traz várias benefícios como redução de custos, menor desperdício de maquinários, percepção de distorções, inclusive nos preços, que o pecuarista terá com o uso da ferramenta na rotina da propriedade rural.
Como utilizar a calculadora
Antes de começar a utilizá-la, é necessário ter em mãos o “termo de conformidade”, que acompanha a nota fiscal no momento da compra da semente, para usar os dados do documento para preencher os campo e fazer o cálculo. Importante lembrar que toda empresa que vende sementes deve fornecer esse termo.
Para ter a sugestão de cálculo, o usuário deve informar qual cultivar forrageira será implantada; o método de semeadura a ser adotado (a lanço ou em linha); e o tipo de semente (não revestida ou revestida).
O próximo passo é inserir os valores para a taxa de semeadura desejada (número de sementes puras viáveis por metro quadrado; espaçamento entre linhas de semeadura (cm); peso de mil sementes revestidas (g), o valor está na embalagem das sementes e no termo; peso de mil sementes (g).
É preciso ainda indicar a pureza da semente revestida (%) para sementes revestidas ou simplesmente “pureza da semente” para o caso de semente “não revestida”; germinação ou viabilidade da semente (%); área de plantio (ha) e preço do kg da semente comercial (em reais R$).
Todos os parâmetros são de preenchimento obrigatório, exceto o preço da semente, e a maioria está no termo de conformidade. Os cálculos e os resultados consideram as sementes incorporadas nas profundidades recomendadas para cada cultivar e a calculadora pode ser utilizada para qualquer espécie ou cultivar forrageira.
Resultados
Além de fornecer o número de sementes puras viáveis por metro linear, a ferramenta oferece dados para valor cultural real da semente comercial, peso de sementes puras viáveis por metro linear e da semente comercial por metro linear, quantidade de sementes puras viáveis por hectare, de semente comercial por hectare e de semente comercial para área total; custo da semente comercial por hectare e da semente comercial para área total.
“O aplicativo se consolida como uma plataforma integrada, oferecendo solução eficiente para orientar na escolha da cultivar adequada, cálculo e aquisição de sementes, implantação, estabelecimento e manejo correto de pastagens tropicais. Promove aumento da eficiência do sistema produtivo, a partir da correta implantação da pastagem, manejo adequado e consequente maior produção de carne e leite por unidade de área”, analisa o pesquisador Sanzio Barrios.
Plataforma Pasto Certo versão 3.0
A calculadora de sementes é gratuita e está disponível no aplicativo Pasto Certo, que atingiu a marca de mais de 50 mil downloads. Na versão 3.0 foi acrescentada a funções de captação de demandas dos usuários relacionadas à produção pecuária a pasto; também foi incluída as funcionalidades “calculadora de sementes forrageiras” e “assistir a vídeos relacionados às pastagens”.
A Plataforma é resultado da parceria Embrapa, Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom-UFMS).
Foi desenvolvida nas versões Android, iOS e web, e funciona em dispositivo móvel ou em tela cheia (www.pastocerto.com).