A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Porangatu, no norte de Goiás, decretou estado de alerta preventivo após a ocorrência de ataques de onças na zona rural do município.
A medida entrou em vigor na quarta-feira (2) e terá validade inicial de sete dias, podendo ser prorrogada.
Ataques de onças

Segundo a Semma, alguns ataques já foram confirmados nas últimas semanas, com registros de predadores atacando bois, porcos e ovelhas.
Diante da situação crítica e dos riscos para a população rural, a prefeitura, por meio da Semma, encaminhou ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) um pedido formal de apoio institucional para intermediar ações junto aos órgãos federais.
Por meio de nota, o Ministério Público de Goiás confirmou ao Portal Dia o recebimento do documento e agendou uma reunião para a próxima segunda-feira (7), às 14h30.
O portal entrou em contato com o secretário de Meio Ambiente de Porangatu para mais detalhes sobre os ataques felinos mas até o momento não obteve retorno. A matéria será atualizada conforme o andamento do caso,
Confira a nota completa
“O Ministério Público de Goiás (MPGO) esclarece que nesta quinta-feira (3/7) o secretário municipal de Meio Ambiente de Porangatu, Igor Guimarães Pinheiro, entrou em contato com a 2ª Promotoria de Justiça de Porangatu e encaminhou o Ofício nº 124/2025, solicitando apoio institucional do Ministério Público diante da grave situação de conflito entre grandes carnívoros silvestres (especialmente onças-pardas e onças-pintadas) e a população rural em diversas regiões do município de Porangatu”.