A Embrapa Caprinos e Ovinos vai disponibilizar aos criadores de caprinos e ovinos, uma nova técnica que combina procedimentos de inseminação artificial e protocolos de acompanhamento de cio das cabras e ovelhas ao longo do ano.
A Inseminação Artificial em Tempo Flexível (IATFx) que busca potencializar as taxas de gestação e o melhoramento de rebanhos, será lançada durante a edição de 2023 do Semiárido Show, que acontece de 1º a 4 de agosto, em Petrolina (PE).
Inseminação artificial em tempo flexível em caprinos e ovinos
Segundo o pesquisador Jeferson Fonseca, da Embrapa Caprinos e Ovinos, a IATFx une o conhecimento da entidade em Inseminação Artificial em cabras com outras estratégias, para apontar o melhor momento de executar a inseminação, aumentando a taxa de gestação e reduzindo o número de doses de sêmen necessárias.
No processo para aplicação da técnica, são observados períodos de cio (sincronizado ou induzido) e as aplicações corretas de protocolos hormonais.
Experimentos foram realizados na região Sudeste, na Embrapa Gado de Leite, e em propriedades produtoras de leite de cabra e os resultados indicam que o protocolo de tempo flexível, promove uma taxa de gestação na ordem de 69% em média, ou seja, uma elevação de 15% da taxa de gestação média de um rebanho.
A técnica pode melhorar também a renda de criatórios por meio de um maior número de crias e aumento da lactação, além de contribuir com estratégias de melhoramento genético que podem colaborar com a qualidade dos rebanhos.
“Tornando a IATFx rotineira no manejo reprodutivo de caprinos, mais progênies são obtidas por ciclos de inseminação, o que aumenta a abrangência de programas e eleva a eficácia de avaliação dos bodes em teste”, explica Jeferson.
Na avaliação do pesquisador, com a IATFx, a Embrapa consolida avanço científico em inseminação artificial em caprinos, que permite a deposição do sêmen de forma rápida, segura, eficiente e com o animal na sala de ordenha.
Outro avanço foi o desenvolvimento de protocolos de sincronização e indução de cio adequados a cada estação do ano. A combinação desses procedimentos possibilita a recomendação da inseminação artificial com resultados mais eficazes e em período adequado, em relação ao tipo de sêmen que será utilizado.
Programação do Semiárido Show para caprinocultura e ovinocultura
No Semiárido Show, a IATFx será apresentada aos participantes do evento em palestra no dia 3 de agosto, às 8h30, e em estação de campo no dia 4, a partir das 10 horas. A partir do lançamento, a técnica já contribuirá para ações do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros da Embrapa (Capragene®).
Entre os destaques da feira na área de caprinos e ovinos estão: Estratégias para o melhoramento genético no Semiárido; Vacinação do rebanho; Fortalecimento da cadeia produtiva; IATFx; produção de leite e corte; Controle de doenças; Suplementação alimentar; Gestão da produção. Saiba a programação completa em https://www.embrapa.br/semiaridoshow.
Cursos de caprinocultura e ovinocultura
A Embrapa Caprinos e Ovinos também disponibilizará dois cursos na programação de capacitações online. São eles: Gestão da Propriedade e Ferramentas de Controle na Produção de Caprinos e Ovinos Embrapa Caprinos e Ovinos; Sistemas Agroflorestais Pecuários para Lotes Florestais do Semiárido Brasileiro. Os cursos estarão disponíveis por meio da plataforma e-Campo: www.embrapa.br/e-campo.