As equipes técnicas da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul concluíram as visitas a propriedades com criações avícolas em um raio de 10 quilômetros de onde foi confirmado um caso de doença de Newcastle, na cidade de Anta Gorda (RS).
Segundo comunicado da Seapi, as inspeções nas áreas de perifocal (a 3 quilômetros do foco) e de vigilância (a 10 quilômetros do foco) não encontraram vestígios do vírus causador da doença.
Criações avícolas
Os técnicos da Seapi agora darão continuidade aos trabalhos com revisitas a granjas comerciais na região.
“Restam apenas revisitas das granjas comerciais, nos intervalos de três e sete dias, nas zonas de perifoco e de vigilância. Estamos fazendo ainda uma nova auditoria de biosseguridade de todas as granjas no raio de dez quilômetros, o que é um adicional, não está incluído no Plano de Contingência”, afirmou Francisco Lopes, diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi.
A ausência de vestígios do vírus permitiu a redução das barreiras sanitárias na área afetada. Das oito barreiras iniciais, agora apenas três continuam em operação.
Nessas barreiras, os profissionais realizam a desinfecção de veículos e controlam a movimentação de animais, camas aviárias, esterco e outros produtos que possam transportar o vírus. A expectativa é de que as barreiras sanitárias restantes sejam desativadas até quinta-feira, dia 1º.
Relembre o caso
No dia (17/7), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou um foco da doença de Newcastle (DNC) em um estabelecimento de avicultura comercial de corte no município de Anta Gorda, na região do Vale do Alto Taquari.
O vírus foi identificado em um lote de frango de corte. A notificação foi atendida pelo Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS), no dia 8 de julho, e as amostras colhidas foram encaminhadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), para o diagnóstico da DNC, que confirmou o positivo.
No último dia (26/7) o Mapa comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal sobre o fim da doença de Newcastle (DNC) no país.
A DNC é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves silvestres e domésticas. O estabelecimento avícola foi imediatamente interditado, incluindo a suspensão de movimentação das aves, a partir do primeiro atendimento pela Seapi.
Com informações: Agência Brasil