Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados
Portal Agro2
Sem resultado
Ver todos os resultados

Pecuária brasileira pode reduzir emissão de metano por litro de leite

De 2000 a 2020, a raça Girolando, resultado de melhoramento genético, emitiu 39% menos de metano por quilograma de leite, sendo considerada "a vaca do futuro".

Por Janaina Honorato
Publicado em 16/05/2023 às 11:51
De 2000 a 2020, a raça Girolando, emitiu 39% menos de metano por litro de leite.

De 2000 a 2020, a raça Girolando, emitiu 39% menos de metano por litro de leite. Foto: Associação Girolando

Share on FacebookShare on Twitter

A pecuária brasileira pode reduzir a emissão de metano entérico por litro de leite, é o que estima uma pesquisa com a raça girolando, coordenada pela Embrapa Gado de Leite em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Estudos recentes mostram que, entre 2000 e 2020, bovinos Girolando emitiram 39% menos de metano por quilograma de leite. A produção desse alimento no mesmo período, aumentou 60%.

LEIA TAMBÉM

Suíno se valoriza acima da inflação, mas custos desafiam produtores, diz CNA

Suíno se valoriza acima da inflação, mas custos desafiam produtores, diz CNA

Foto: Envato

Brasil obtém reconhecimento da União Europeia como livre de gripe aviária

Maior adaptabilidade a estresse térmico somado a boa produtividade faz do girolando "a vaca do futuro".
Maior adaptabilidade a estresse térmico somado a boa produtividade faz do girolando “a vaca do futuro”. Foto: Estância Tamburil

Emissão de metano reduzida na pecuária de leite

Vem sendo feita a análise genética da raça e a novidade de 2022, foi que o último Sumário de Touros do Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG) incluiu a PTA (sigla em inglês que significa capacidade de transmissão prevista para os descendentes) da característica ligada à tolerância ao estresse térmico.

O estudo obteve resultados considerando 650 mil controles leiteiros, de mais de 69 mil vacas e, aproximadamente, 21 mil animais genotipados, ao longo de uma década no Brasil.

Dados da baixa nas emissões de metano e aumento da produção de leite, aliados ao conforto térmico apresentado por esses animais e ao seu histórico de melhoramento genético, apontam a raça como promissora para enfrentar as mudanças climáticas e a redução de gases de efeito estufa.

Animal eficiente em produção diante de adversidades climáticas, consequentemente, reduz a intensidade de emissão de metano por quilograma de leite produzido, promovendo ganho ambiental.

“Utilizar animais selecionados geneticamente para uma melhor adaptação ao clima, com o predomínio do regime alimentar a pasto, contribui de forma efetiva para reduzir a pegada de carbono da atividade”, argumenta Luiz Gustavo Pereira, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

  • Pesquisa: Equipamento portátil monitora qualidade do leite direto da produção
Oitenta por cento do leite produzido no Brasil vêm de animais girolando.
Oitenta por cento do leite produzido no Brasil vêm de animais girolando. Foto: Divulgação

A raça Girolando

Os especialistas em genética, explicam que o bom desempenho da raça para tolerância ao calor, mantendo a produtividade elevada, resulta do cruzamento do Gir Leiteiro com a raça Holandesa.

O primeiro tem origem indiana e soma séculos de seleção natural para suportar o clima tropical. Desde 1985, o Programa de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro, também coordenado pela Embrapa, intensificou a seleção para características de produção, de reprodução e de adaptabilidade. Já a raça Holandesa, de origem europeia, foi selecionada com o objetivo de alta produção de leite.

A soma de ambas as características por meio do cruzamento deu origem ao Girolando, reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como raça sintética nacional, desde 1996.

“Podemos observar a superioridade dos animais Girolando para tolerância ao estresse térmico, uma vez que a diferença pode chegar a 10 °C quando comparamos os limites extremos de tolerância ao calor”, diz Renata Negri, doutora em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bolsista da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

  • Sustentabilidade: Produção de leite na pecuária brasileira possui baixa emissão de carbono, diz estudo

A vaca do futuro

O Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG) busca identificar animais geneticamente superiores, fazer a multiplicação orientada, avaliar características economicamente importantes e a promoção da sustentabilidade da atividade.

A raça é a que mais cresce na produção de sêmen no Brasil, chegando a 920.848 doses produzidas em 2021, aumento de mais de 9% em relação a 2020.

Considerando uma produção de leite em até 305 dias, no início do século, a produção média alcançava 3.695 kg. Duas décadas depois, essa média aumentou para 6.032 kg, representando um aumento de 60% no período.

A raça Girolando vem ganhando espaço e se tornando a preferida para produção de leite nas regiões tropicais. Cerca de 80% do leite produzido no País provêm de animais Girolando, sendo capazes de manter bom nível de produção em diferentes sistemas de manejo e condições climáticas. E nesse último contexto, pode se aplicar à raça Girolando o conceito de “vaca do futuro”.

  • Defesa Agropecuária: Brasil registra primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres
Tags: Brasilembrapaemissão de metanogirolandoLeitepecuáriapecuaria leiteira

Notícias relacionadas

Mapa registra 612 mortes de animais em investigação sobre vacina contra clostridiose

Mapa registra 612 mortes de animais em investigação sobre vacina contra clostridiose

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que chegou a 612 o número de mortes de animais possivelmente relacionadas...

Calendário de Manejos facilita planejamento de atividades na pecuária

Calendário de Manejos facilita planejamento de atividades na pecuária

Desde 2017, pecuaristas e técnicos contam com o Calendário de Manejos Reprodutivo, Sanitário e Zootécnico, uma ferramenta que auxilia no...

Goiás amplia prazo de inscrições para Programa de Melhoramento Genético

Goiás amplia prazo de inscrições para Programa de Melhoramento Genético

O Governo de Goiás prorrogou o prazo de inscrições para o Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar. Agora,...

Produtores devem reforçar cuidados para evitar surtos de febre aftosa

Produtores devem reforçar cuidados para evitar surtos de febre aftosa

Produtores rurais de Goiás recebem orientações sobre a importância da vigilância constante contra a febre aftosa, doença que atinge animais...

logomarca Agro2

Plantando ideias. Colhendo soluções.

Notícias sobre agronegócio e safras, dicas de manejo da terra e de como melhorar sua produção agropecuária.

CONHEÇA

  • Home
  • Quem somos
  • Expediente
  • Comercial
  • Podcast AGRO2
  • Contato

PRIVACIDADE

  • Política de Privacidade
  • Política de Segurança LGPD
  • Termos de Uso
  • Cookies

REDES SOCIAIS

PODCASTS

INSCREVA-SE
em nossa newsletter

© 2025 Portal AGRO2

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas notícias
  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Dicas
  • Economia
  • Meio Ambiente
  • Pecuária
  • Podcast
  • Política
  • Tecnologia
  • Contato
    • Quem somos
    • Comercial
    • LGPD
    • Política de Privacidade

© 2022 Agro2 - Plantando ideias. Colhendo soluções.