O primeiro caso de peste suína africana (PSA) neste ano foi confirmado em uma população de suínos domésticos na região de Baden-Württemberg, a 6 km da fronteira com a França.
A confirmação foi feita pelo Ministério de Alimentação e Agricultura da Alemanha, após uma análise feita pelo laboratório nacional de referência, o Instituto Friedrich Loeffler (FLI).
Peste suína: Mapa registra foco de peste suína clássica em Marco no Ceará
Este é o primeiro caso da história reportado na fronteira ocidental da Alemanha, o que acendeu um alerta nos serviços de vigilância franceses, devido a proximidade com o país.
Em nota, o Ministério da Agricultura da França afirmou que o caso está sendo monitorado. “Do lado das autoridades francesas, os serviços do Estado estão totalmente mobilizados para monitorar qualquer alerta e apoiar os profissionais”.
Agropecuária: Exportação de carne suína apresenta crescimento de 11% em 2021
Surto de peste suína africana
O surto da peste suína africana foi identificado em uma fazenda que mantinha 35 suínos criados ao ar livre. Por causa do acontecido, todos precisaram ser abatidos de forma imediata.
Além disso, autoridades sanitárias definiram uma zona de proteção em volta da propriedade e definiram medidas de emergência, como o abate de animais, destruição de produtos, eliminação de cadáveres e restrições à movimentação de suínos, produtos e subprodutos.
H3N2: Primeiro caso de gripe aviária H3N8, em humanos, é relatado pela China
A infecção viral está muito presente na Ásia e circula a cerca de dez anos na Europa Oriental. O primeiro caso da PSA na Alemanha ocorreu no dia 10 de setembro de 2020. Desde então, outros casos foram registrados em Brandemburgo, Saxônia, e, em 2021, na região de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
O que é a PSA?
Definida como uma infecção viral grave, a peste afeta diretamente os porcos selvagens e domésticos. Geralmente, é uma infecção fatal para os animais, mas inofensiva para os seres humanos.
Apesar da infecção, o consumo da carne possivelmente contaminada não apresenta riscos à saúde.