A Polícia Federal (PF) cumpriu, nessa quinta-feira (30), cinco mandados de busca e apreensão contra caçadores ilegais de búfalos selvagens em Goiás.
De acordo com a PF, os suspeitos usavam armas de foto de grosso calibre e faziam postagens nas redes sociais exibindo os animais. A operação foi batizada de Provérbios 11:17.
Caçadores ilegais de búfalos em Goiás
Os mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos em Jataí e numa fazenda localizada na zona rural do município de Serranópolis, no sudoeste goiano.
Segundo a corporação, esta etapa da operação tem como objetivo fazer a apreensão de armas de fogo, munições e seus respectivos acessórios, além de elementos que possam corroborar ou fortalecer o conjunto probatório dos crimes praticados.
Os investigados podem responder pela prática dos crimes de posse ilegal de arma de fogo, caça de animais asselvajados, maus-tratos de animais e associação criminosa, com penas até 12 anos de reclusão. Segundo a PF, ninguém foi preso ainda.
Conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a caça de animais silvestres ou selvagens, que vivem em liberdade, é crime no Brasil.
Como não tiveram os nomes divulgados, o Agro2 não conseguiu contato com a defesa dos alvos dos mandados da PF.
Leia também:
- Importações brasileiras de fertilizantes registram aumento em 2024; confira os dados
- Plano Safra 24/25: produtores rurais terão bonificação nas operações de custeio de práticas sustentáveis
- Estados Unidos relatam primeiro surto de gripe aviária H5N9, cepa mais rara do vírus