O avanço do potencial genético do rebanho equino e bovino de corte e leite do estado do Tocantins, será apresentado na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024).
A feira, que terá como tema “Bioeconomia”, ocorrerá de 14 a 18 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha.
Durante o evento, serão expostos mais de 200 animais de diferentes raças, incluindo equinos das raças Crioulo, Quarto de Milha, Mangalarga, pôneis e muares.
No segmento bovino de corte, serão apresentadas raças como Nelore, Nelore pintado e Tabapuã. Já no setor leiteiro, haverá animais das raças Girolando, Jersey, Girolando e Gir Leiteiro.
Haverá destaque também para a Estação do Leite, onde serão expostos 25 animais para venda, além das vacas que participarão do torneio leiteiro. O evento é uma das principais atrações deste ano, com premiação para os primeiros colocados.
Potencial genético do rebanho tocantinense
A pecuária bovina de corte é um importante setor econômico do Tocantins, que conta com aproximadamente 11,3 milhões de cabeças de gado. O estado ocupa a 11ª posição no ranking nacional.
A posição é resultado dos investimentos em tecnologias de melhoramento genético, que buscam a excelência em produtividade e evidenciam o potencial de expansão e desenvolvimento econômico do Tocantins.
Além disso, a produção de proteína animal, especialmente carne bovina, é um ponto forte do estado. A qualidade da carne tocantinense tem sido apreciada tanto no mercado interno, sendo distribuída por todo o Brasil, quanto no mercado internacional, com exportações para mais de 20 países.
Conforme o Secretaria de Estado da Agricultura, Jaime Café, a presença do potencial genético do rebanho tocantinense na Agrotins 2024 é uma oportunidade para os produtores e visitantes conhecerem e valorizarem a qualidade e o progresso da pecuária do estado.
O evento também contará com apresentações musicais no estacionamento do ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, região sul da capital. Entre as atrações estão as duplas Di Paulo e Paulinho, Humberto e Ronaldo e Dorgival Dantas.
Agrotins 2024
O evento agrícola, que acontece entre os dias 14 e 18 de maio, terá tema central será a “Bioeconomia”. A proposta é explorar novas perspectivas para a produção agrotecnológica sustentável no campo.
A Agrotins contará com cerca de 950 expositores do segmento agropecuário. Além das exposições, a feira terá unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, auditórios, exposições de máquinas e implementos, comercialização de veículos leves e pesados, produtos regionais e animais.