O prazo para declarar o rebanho no Tocantins termina no próximo dia 30 de novembro. Desta forma, os produtores devem estar atentos, pois podem ser multados.
A medida vale para todos os produtores tocantinenses que desenvolvem atividade de produção animal, conforme a Agência Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec-TO).
Prazo para declarar rebanho
O produtor deve ficar atento quanto às informações prestadas no momento em que for preencher o formulário. No documento, devem ser destacadas todas as espécies de animais como: bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, abelhas e também animais aquáticos.
A Adapec orienta ainda, que não é aconselhável o produtor protelar até a última hora para fazer a atualização cadastral, reforçando ainda a necessidade de prestar as informações completas e detalhadas sobre a propriedade rural e sobre sistema de produção.
O produtor que perder este prazo ou deixar de declarar vai ter que pagar uma multa de R$ 127,69 por propriedade, podendo ter a ficha de movimentação bloqueada até que regularize a situação junto aos órgãos de saúde animal.
A previsão da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), é de que cerca de 70 mil produtores rurais do Tocantins, apresentem a declaração da propriedade rural e principalmente das espécies animais nela existentes.
Para Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, a manutenção dos dados atualizados pelo produtor é de extrema importância, pois são úteis para as tomadas de decisões para a implantação de políticas públicas voltadas para o setor pecuário, entre outros projetos.