A produção de peixes no Brasil alcançou 655,3 mil toneladas, um aumento de 5,8% em 2023 com relação ao ano anterior. Já o cultivo de camarões em cativeiro atingiu 127,5 mil toneladas, um crescimento de 13%.
Os números que são recordes foram apontados pela Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (19), que incluem dados anuais sobre a aquicultura (piscicultura, carcinicultura e malacocultura).
Produção de peixes
O crescimento da produção de peixes, que incluem exóticos e nativos, resultou em um valor de produção de 6,7 bilhões de reais, crescimento de 16,8% em relação ao ano anterior.
O Brasil produz 20 espécies de pescados em suas águas e a campeã de cultivo, desde o início do levantamento da piscicultura, é a tilápia – espécie exótica em que o país é o quarto maior produtor mundial. Em 2023, a produção correspondeu a 67,5% do total de peixes. Em relação ao ano anterior houve um aumento de 7,6%, com um total de 442,2 milhões de quilos.
O município que mais cultivou peixes no Brasil em 2023 foi Morada Nova de Minas (Minas Gerais), que aumentou expressivamente sua produção, representando 3,1% da produção nacional.
Nova Aurora (Paraná), Jatobá (Pernambuco), Palotina (Paraná) e Assis Chateaubriand (Paraná) destacam-se como grandes produtores. Os cinco municípios correspondem a 12,8% da produção de peixes brasileira.
A produção nacional avança em todos os estados brasileiros que produzem peixes de cultivo: tilápia, nativos ou outras espécies. O Brasil tem clima propício, potencial hídrico para multiplicar a produção. O ano 2023 foi de preços firmes ao produtor, o que garante a relevância e os investimentos no setor.
- Semana do Pescado: Segunda Quaresma aumenta consumo de peixes no Brasil
Produção de camarão
A produção de tilápia no Brasil é seguida pelos cultivos de tambaqui e camarões. Este último teve um valor de produção de R$2,63 bilhões em 2023, um aumento de 18,3%. Essa estimativa corresponde a um recorde na série histórica da produção, que vem crescendo desde 2017.
O cultivo de camarão é concentrado na Região Nordeste, que corresponde por 99,6% do total produzido, principalmente do Ceará com 57 e Rio Grande do Norte com 19,4%.
Os maiores municípios produtores se encontram nos dois principais estados, começando por Aracati-CE, que com produção de 13,8 mil toneladas é origem de 10,8% da produção nacional e 18,9% da produção estadual. Na sequência, aparecem Jaguaruana-CE (7,8%), Pendências-RN (5,2%), Acaraú-CE (5,1%) e Russas-CE (4,5%).
Consumo de peixe pelo brasileiro
O brasileiro consome 10 quilos de proteína de peixes atuais/ano, representando uma alta de 65% nos últimos 20 anos. A proteína de peixe foi a que mais aumentou no consumo do brasileiro nos últimos dez anos, crescendo 53% ou 5,3% ao ano, comparado ao crescimento anual do consumo de aves, suínos, bovinos, ovos e leite.