A Romaria de Trindade, conhecido por ser uma das maiores festas religiosas do país, carrega consigo uma tradição: o desfile de romeiros com carros de boi durante a festa do Divino Pai Eterno.
Segundo a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), os carreiros foram responsáveis pelo início da peregrinação até Trindade, considerada oficialmente a Capital da Fé de Goiás.
Desfile de carros de boi na Romaria de Trindade
Em setembro de 2018, a Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As comitivas partem de diversas localidades para participar da festa, saindo até 20 dias antes do início. Muitas vezes, os romeiros percorrem mais de 300 quilômetros rumo à Capital da Fé, para agradecer as bençãos e pedir milagres.
Neste ano, a expectativa da organização é que cerca de 300 carreiros, cavaleiros e muladeiros passem pelo desfile, que acontece durante esta quinta-feira (29/6). Os carreiros saíram da Praça da Igreja Matriz e percorrem o caminho até o Carreiródromo.
De acordo com a Afipe, um espaço foi preparado para acolher os carreiros durante o período da festa, assim como os animais.
Leia também
- Romaria de Trindade começou com um trabalhador do campo; conheça a história
- Confira a programação de missas e novenas da Romaria de Trindade 2023