O assunto do episódio nº171 do Podcast Agro2, é sobre sucessão familiar, que pode impulsionar a produtividade e garantir a continuidade do negócio rural.
A sucessão familiar onde um negócio passa para a geração futura de herdeiros, sendo um processo que acontece em diversos setores da economia. No agronegócio, assim como em outros segmentos, há a transmissão de conhecimentos e práticas de uma propriedade rural, passada para filhos e netos, mantendo viva a história da empresa familiar.
O método proporciona o desenvolvimento econômico das comunidades, além da formação das novas gerações, além de trazer diversos benefícios para as famílias, como: a redução do interesse pela zona urbana e consequente aumento da atratividade pela zona rural; profissionalização dos mais novos; a preservação do legado e conhecimento das gerações anteriores; formação e desenvolvimento de lideranças.
Além disso, as vantagens econômicas como: melhor saúde financeira com maior gestão de custos de produção, tornando-a mais sustentável; a valorização da produção familiar, que mantém a economia local, impactando positivamente em toda a comunidade.
Podcast Agro2: sucessão familiar como legado
E o nosso bate-papo no podcast Agro2 sobre o assunto, é com as convidadas, Carolina Berteli, que é coordenadora do Programa Faeg Jovem do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e Thays Magalhães, instrutora do Senar de Holding Rural Patrimonial Familiar.
Thaýs Magalhães, é advogada de Direito Agrário, neto e filho de pecuaristas, resolveu investir no patrimônio da família e hoje está em sucessão rural, na fazenda de gado de corte.
”A principal coisa que o produtor tem que fazer antes de querer ingressar no agro, é realizar uma boa sucessão familiar, porque nada vai adiantar ele fazer um império, se na hora que ele falecer o império desabar. A sucessão é que não tem idade, você pode começar a qualquer época”, orienta Thays.
Carolina Berteli é médica veterinária e atua como gerente de Formação Profissional Rural do Senar. Ela explica como iniciar um planejamento de sucessão familiar.
“É preciso entender que o legado da minha família tem que continuar e que também eu tenho que assistir os meus familiares. A melhor maneira de começar a sucessão é buscando capacitação, por isso o programa Faeg Jovem, é voltado para formação de lideranças, empreendedorismo, criação e fomento de novos negócios, o fomento dos negócios, com foco na na sucessão familiar”, explica Berteli.
O episódio está no ar no nosso Canal do YouTube e nas principais plataformas de podcasts. A apresentação fica por conta dos nossos hosts Pedro Maia e Janaina Honorato.