O governo federal construirá 112,5 mil casas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) para comunidades de áreas rurais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta quarta-feira (10), que serão destinados R$ 11,6 bilhões para as obras nas modalidades Rural e Entidades.
O objetivo é dar casas a 440 mil pessoas em áreas rurais e urbanas, muitas localizadas em comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas; além de famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia.

Construção de casas em áreas rurais pelo Minha Casa Minha Vida
O programa na modalidade Rural selecionou e habilitou para atuar no programa 2.105 de propostas de 1.137 de entidades organizadoras ligadas aos movimentos de luta por moradia, além de organizações de representação de agricultores, trabalhadores rurais e entes públicos locais.
Já para o MCMV Entidades, foram 443 propostas de 206 entidades organizadoras. Dentro dessa modalidade, há a alternativa das próprias organizações realizarem as construções das moradias.
Segundo o Planalto, o total de unidades selecionadas é mais de 140% maior que a meta inicial prevista pelo Ministério das Cidades. A ampliação da meta se deve ao grande volume de propostas apresentadas, que faria parte também da meta do governo federal de construir 2 milhões de novas moradias até 2026.
O prazo de contratação das propostas selecionadas será de 180 dias, contados a partir da data de publicação da portaria, mas que poderá ser prorrogado pelo Ministério das Cidades.

Grupos prioritários
No Minha Casa Minha Vida Rural serão selecionadas 75 mil moradias em 1.274 municípios, sendo que cerca de 37% das moradias serão destinadas às comunidades quilombola, indígena, tradicionais e assentados. Serão prioridade os grupos mais vulneráveis, como mulheres chefes de família e famílias de áreas de risco.
Construção das casas
Segundo o presidente Lula, as moradias terão mais qualidades na construção, com projetos que contemplam varanda para casas ou sacadas para apartamento, que dê mais qualidade de vida aos moradores.
Ampliação do Minha Casa Minha Vida
O presidente antecipou que deverá ampliar o público-alvo beneficiado pelo MCMV, que podem incluir trabalhadores que ganham acima de dois ou três salários mínimos e não possuem moradia própria.
Ele salientou que será lançado na semana que vem, um programa de crédito habitacional para essas pessoas. E que o governo estudará a possibilidade de criar um programa de reforma de casa.
*Com informações da Agência Brasil