Durante sua visita a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2024), o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, participou de uma série de compromissos com o setor agropecuário, incluindo o lançamento do programa ‘Mais Genética’.
A iniciativa é uma oportunidade para impulsionar a evolução e o crescimento da agricultura familiar. Com o objetivo de melhorar a qualidade do rebanho, a iniciativa traz uma série de benefícios, principalmente no melhoramento genético.
Anteriormente, a inseminação artificial não era comum nas propriedades da agricultura familiar. No entanto, o Programa Mais Genética busca mudar essa realidade, proporcionando acesso a tecnologias avançadas de melhoramento genético para o rebanho leiteiro. A medida não apenas aumenta a produtividade nas propriedades, mas também agrega valor na comercialização dos produtos.
Uma das principais vantagens do programa é o impacto direto na renda das famílias atendidas. Com a melhoria da qualidade do rebanho, é possível obter maior rendimento na produção, o que se traduz em um aumento significativo na renda.
Governador na Agrotins 2024
Durante a visita, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou a importância da presença do ministro no estado, uma vez que Carlos Fávaro é pecuarista e conhece as dificuldades e avanços do agronegócio no Brasil.
O evento movimentou R$ 4,24 bilhões, bem acima da expectativa inicial de R$ 3 bilhões e 44% a mais do que registrou a edição de 2023. No total, a feira recebeu 232 mil visitantes.
Ao chegar à Agrotins, o ministro Carlos Fávaro parabenizou o governador pelo desenvolvimento do estado e pelo incentivo dado à feira, que já está em sua 24ª edição. Ele destacou a força e o desenvolvimento do Tocantins no setor agropecuário, com a presença de agroindústrias e o crescimento das cadeias de produção de carne.
O ministro também enfatizou a importância das parcerias e investimentos para a agricultura familiar, mencionando a presença dos principais diretores dos bancos públicos, que assinaram contratos e liberaram recursos durante a feira.