A Embrapa Agricultura Digital lançou duas novas tecnologias e disponibilizou outras três para validação junto a usuários na plataforma AgroAPI, em novembro.
Neste ano, a Embrapa informou que o centro de pesquisa completará 40 anos e para comemorar, será preparado novidades para o mercado de tecnologias em agricultura digital.
Novas tecnologias em agricultura digital
O avanço da pesquisa agropecuária depende cada vez mais de parcerias internacionais e interdisciplinares. Neste sentido, o lançamento da API AgroTermos pretende padronizar a terminologia usada em pesquisas, documentos técnicos, bases de dados e sistemas digitais, conferindo consistência à comunicação e à organização do conhecimento agropecuário.
“O aplicativo viabiliza o aumento na eficiência dos processos pela integração global e pela ampliação do acesso ao conhecimento, essenciais para enfrentar desafios contemporâneos no setor agrícola”, explicou Ivo Pierozzi Júnior, desenvolvedor do vocabulário controlado com termos técnicos e científicos relacionados à agropecuária.
A plataforma de APIs da Embrapa para o mercado de tecnologias em agricultura digital prepara mais novidades em 2025, pois passará por reestruturação para tornar a AgroAPI mais amigável aos usuários além de disponibilizar mais tecnologias.
Além disso, as aplicações da API vão desde a saúde humana e animal à agricultura, sendo assim, auxiliando no desenvolvimento de novas vacinas e inseticidas, por exemplo. Em uma única consulta, os usuários vão poder selecionar e cruzar um grande número de informações (estruturais e descritores).
De acordo com a chef-adjunta, Thaís Amaral, “a ideia é transformar tecnologias de outros centros de pesquisa da Embrapa em APIs, promovendo o compartilhamento de benefícios com as Unidades, assim como com outras empresas e instituições que desejem hospedar APIs em nossa plataforma, a ser transformada numa grande vitrine para o agro”.