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Vale-Pedágio para caminhoneiros será por tags eletrônicas a partir de 31 de janeiro de 2025

ANTT moderniza pagamento obrigatório; transição começa a partir de 1º de janeiro de 2025; cartões e cupons serão descontinuados no fim de janeiro do ano que vem.

Por Janaina Honorato
Publicado em 30/12/2024 às 17:55
Atualizado em 30/12/2024 às 18:07
Vale-Pedágio para caminhoneiros será por tags eletrônicas a partir de 31 de janeiro de 2025

ANTT moderniza pagamento obrigatório com o uso de Tags. Foto: AESCOM/ANTT

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou a modernização no sistema de pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório para caminhoneiros, que começa a transição para tags a partir de 1º de janeiro de 2025.

De acordo com a Resolução nº 6.024, de 3 de agosto de 2024, o modelo eletrônico será o único permitido, garantindo mais eficiência e segurança ao transporte rodoviário de cargas.

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Cientistas brasileiros desenvolveram uma embalagem inteligente que muda de cor à medida que o alimento se degrada. O projeto foi conduzido por pesquisadores da Embrapa Instrumentação (SP), em colaboração com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e a Universidade de Illinois, em Chicago (EUA). A base da inovação são pigmentos naturais extraídos do repolho roxo. Embalagem inteligente A técnica utilizada, chamada de fiação por sopro em solução, permitiu a produção de mantas compostas por nanofibras com propriedades sensíveis à deterioração dos alimentos. Essa embalagem interativa reage quimicamente às substâncias emitidas pelo alimento em decomposição, alterando sua cor em tempo real. Em testes com filé de merluza, a manta apresentou excelente desempenho, mudando de roxo para azul conforme o peixe perdia a qualidade. Nos primeiros estágios, a embalagem mantinha a coloração roxa, indicando um produto ainda fresco. Após um dia, essa tonalidade começou a desbotar. Em 48 horas, surgiram tons azul-acinzentados, e, ao final de 72 horas, o azul predominante apontava para a deterioração completa do peixe, tudo isso sem a necessidade de abrir a embalagem. Segundo os especialistas da Embrapa, essas mantas de nanofibras funcionam como sensores visuais, capazes de indicar, com precisão, o frescor de peixes e frutos do mar. No entanto, os pesquisadores ressaltam que ainda é preciso ampliar os testes para outras espécies e produtos alimentícios.  Eletrofiação A técnica de fiação por sopro em solução (SBS, do inglês Solution Blow Spinning), empregada no estudo, surgiu em 2009 a partir de uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Embrapa Instrumentação e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Diferentemente da eletrofiação, que é mais demorada, cara e limitada em termos de produção, a SBS forma nanofibras em até duas horas sem necessidade de altas voltagens. As nanofibras geradas têm dimensão inferior a um milésimo de milímetro e podem compor materiais semelhantes a tecidos. A pesquisa, supervisionada pelo cientista Luiz Henrique Capparelli Mattoso, também contou com participação da Universidade de Illinois. Durante o desenvolvimento, foram utilizados pigmentos conhecidos como antocianinas, substâncias naturais encontradas em vegetais, flores e frutas que apresentam cores variadas e reagem às mudanças de pH. Extraídas de resíduos de repolho roxo, as antocianinas demonstraram ser ótimos indicadores de deterioração. No total, mais de dez pigmentos vegetais foram testados. Ao serem integradas ao polímero biodegradável policaprolactona, as antocianinas mostraram excelente capacidade de detectar alterações químicas associadas à degradação do peixe. O pesquisador Josemar Gonçalves de Oliveira Filho, responsável pelo desenvolvimento da manta em seu pós-doutorado, destaca o potencial de ampliar o uso dessa tecnologia para outras embalagens alimentares. Segundo ele, embora haja registros de estudos com antocianinas em materiais inteligentes, seu uso em nanofibras ainda é pouco explorado.

Tecnologia brasileira cria embalagem inteligente que muda de cor ao detectar alimento estragado

Ferramenta deve identificar áreas prioritárias para recuperação ambiental

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Vale-Pedágio para caminhoneiros

Cartões e cupons serão descontinuados no fim de janeiro de 2025.
Cartões e cupons serão descontinuados no fim de janeiro de 2025. Foto: AESCOM/ANTT

A partir de 31 de janeiro de 2025, somente o sistema de pagamento eletrônico por TAG será aceito. Os modelos tradicionais de Vale-Pedágio, como cartões e cupons, serão descontinuados. Entretanto, eles podem ser emitidos até 31 de dezembro de 2024 terão validade por 30 dias.

Benefícios

O objetivo é modernizar o sistema, utilizando o Free Flow (Sistema de Pedagiamento Eletrônico), que permitem a passagem dos veículos sem a necessidade de parar, promovendo maior fluidez no tráfego e redução de acidentes, além de maior eficiência com redução de filas e tempo de espera em praças de pedágio.

Além disso, traz uma previsão e um planejamento logístico mais preciso para transportadores e embarcadores; segurança jurídica no cumprimento do pagamento antecipado do Vale-Pedágio; e fiscalização aprimorada com o uso de sistemas eletrônicos que permitem uma supervisão mais eficaz e transparente.

Segundo José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC/ANTT), o pagamento automatizado além de reduzir as evasões de pedágio, também fortalece a adesão ao Vale-Pedágio obrigatório, um direito conquistado pelos transportadores.

“Com isso, teremos menos tempo de espera para caminhoneiros, filas reduzidas nas praças de pedágio e uma logística mais eficiente, contribuindo diretamente para a redução de custos no transporte e para a competitividade do setor no país”, destacou Amaral.

  • Transporte: Ferrovias podem reduzir 30% dos custos de transporte com produtos agrícolas

Adequação

Sistema permite a passagem dos veículos sem a necessidade de parar.
Sistema permite a passagem dos veículos sem a necessidade de parar. Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

Transportadores e embarcadores devem se adequar até 31 de dezembro de 2024, garantindo a migração para o novo modelo.

Os embarcadores e equiparados devem tomar as providências necessárias para a aquisição e implementação das TAGs até o prazo final de 31 de dezembro de 2024.

A ANTT reforça a importância da transição para o novo modelo eletrônico, que eliminará os meios de pagamento físicos.

  • Tecnologia: Plataforma interativa permite organizar dados sobre a logística do agronegócio
Tags: ANTTcaminhoneirossistematagsvale-pedágio

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