Com foco na inovação tecnológica, o Sebrae Tocantins impulsiona o debate sobre economia e sustentabilidade no agronegócio no 2° Farm Day (Dia da Fazenda), realizado nesta sexta e sábado (2 e 3/2), na fazenda Trindade, zona rural do município de Cariri, região sul do Estado.
O evento é realizado pelo Fazendão Agronegócios e tem como objetivo levar novos conhecimentos para empreendedores rurais, agricultores e profissionais do setor agropecuário.
Especialistas da área acreditam que a agricultura está passando por transformações significativas impulsionadas pela inovação tecnológica. O uso crescente de inteligência artificial, drones e sensores de última geração está otimizando a produção agrícola, aumentando a eficiência e impactando a oferta de alimentos, desde o monitoramento do clima e do solo até a gestão da produção.
Os algoritmos avançados são capazes de analisar uma grande quantidade de dados e fornecer informações precisas e em tempo real para os agricultores, permitindo a tomada de decisões mais assertivas.
Além disso, os drones estão sendo utilizados para mapear as áreas de cultivo, identificar pragas e doenças, monitorar a irrigação e até mesmo realizar a aplicação de defensivos agrícolas de forma mais precisa e eficiente.
Sebrae Tocantins
Para o Sebrae Tocantins, o Farm Day desempenha um papel fundamental na conscientização dos produtores sobre a importância da adoção de tecnologias no setor agrícola. A iniciativa busca destacar que, embora a implementação dessas tecnologias exija investimentos e capacitação dos agricultores, os benefícios que elas trazem são significativos e podem impulsionar o crescimento e a eficiência das atividades agrícolas.
No primeiro dia do Farm Day, haverá palestra sobre o “Mercado de Commodities em 2024”, ministrada pelo analista de mercado Fernando Muraro. Além disso, o evento contará com a participação do especialista em investimentos Pablo Spyer, que abordará os principais temas econômicos no Brasil e no mundo.
Rérison Antônio Castro, superintendente do Sebrae, ressalta que os empreendedores rurais precisam se adaptar às mudanças dinâmicas do setor, impulsionadas pela inovação tecnológica.
“Os compradores e investidores estão cada vez mais interessados em cadeias de suprimentos ecologicamente responsáveis, o que tem um impacto direto nas estratégias das empresas do setor. Por isso, o Sebrae aposta em debates sobre agricultura com sustentabilidade”, destacou.