As características tropicais e subtropicais presentes em todo Brasil fazem com que produtor rural seja obrigado a passar por alguns desafios sanitários. Estes desafios são muito comuns, especialmente na fase de criação e engorda de bezerras, o que exige do pecuarista uma atenção maior, uma estratégia de prevenção e monitoramento de seus animais.
A anemia por exemplo, sabemos que está é uma condição que raramente é primária, sendo uma doença decorrente de algum tipo de carência nutricional, infecção por algum parasita, agentes virais, agentes bacterianos ou mesmo algum tipo de intoxicação. Quando o animal está com anemia, eles tem uma drástica redução no níveis de imunidade, além de uma distribuição insuficiente de oxigênio e nutrientes, o que resulta em animais fracos e com um desenvolvimento lento.
Quais são as doenças que mais atingem os bezerras?
Quando o pecuarista se depara com animais anémicos em seu rebanho, está condição pode indicar que no ambiente há algum tipo de doença primária e que acarretou em uma anemia. Desta forma, o produtor deve buscar meios de solucionar o problema e evitar que outros animais se contaminem.
Uma das principais doenças que podem atingir o gado, é a coccidiose, doença que atinge o trato gastrointestinal do bovinos. Está doença interfere diretamente na absorção dos nutrientes e no ganho de peso, pois ela causa um comprometimento da mucosa intestinal dos animais, em especial o gado mais jovem. Com essas doenças, o bem-estar do animal e o desenvolvimento das bezerras são amplamente afetados e seus impactos podem ser observados pelo pecuarista.
Já as enfermidades que envolvem a concentração de hemoglobinas e/ou hematócritos, em níveis abaixo dos considerados “normais”, podem se referir à tripanossomose, doença causada pela presença do protozoário Trypanosoma vivax. O gado afetado por está doença apresenta alterações em exames sanguíneos, devido a baixa no hematócrito. Dentre as características e sintomas do protozoário estão a perda de peso, fraqueza e infecções. Em casos mais graves pode levar o animal à óbito.
Outra doença que afeta diretamente os bezerros são as doenças babesiose e anaplasmose, popularmete conhecidas como tristeza parasitária bovina. Dentre os principais sintomas da enfermidade está de animais anêmicos, perda de peso, baixo desempenho produtivo e queda de imunidade.
As quatro doenças acima citadas também afetam o gado mais velho, porém os efeitos mais severos aparecem quando os animais atingidos são os bezerros.
Para evitar prejuízos na lucratividade, na produtividade e a perda de animais, é necessário que essas doenças sejam identificadas o quanto antes. Um monitoramento constante, protocolos de prevenção, gestão de crise e manejo adequado auxiliam o produtor rural nesta tarefa.
*Com informações do Portal On Farm