Em 2024, o Brasil será sede da reunião da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização na América Latina e no Caribe (Rede SPAA).
O encontro vai acontecer em Brasília e reunirá 14 países latino-americanos para debater desenvolvimento sustentável, especialmente a erradicação da fome e a garantia da segurança alimentar na região.
Encontro da Rede SPAA quer aumentar adesão de países latino-americanos à instituição
Em um encontro realizado em El Salvador, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou a proposta de trazer ao Brasil a próxima reunião da Rede SPAA, que foi aprovada.
O objetivo da Conab, que representa o governo brasileiro na Rede SPAA, será promover esforços para aumentar a adesão de países latino-americanos e caribenhos à instituição.
- Agricultura familiar: Conab divulga lista de produtos com direito a bônus do PGPAF para julho; veja
No momento, a Rede é composta pelos seguintes países: Brasil, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Guatemala, República Dominicana, Paraguai, São Vicente e Granadinas, Venezuela, Honduras, Bolívia, Panamá e México.
No entanto, países como Peru, Uruguai, Argentina, Nicarágua, Jamaica e Porto Rico ainda não fazem parte da Rede SPAA.
“No encontro percebemos a importância de o Brasil assumir o protagonismo nas relações internacionais: a Conab ganha importância em formar relações tanto para oferecer, mas também para trazer experiências que, para nós, são muito valiosas. Faremos uma mobilização para que países vizinhos participem desta importante rede”, afirmou o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto.
A Rede SPPA é uma instituição internacional coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Segurança alimentar
Na semana passada, durante o encontro da Rede SPAA, a delegação brasileira conseguiu aprovar uma proposta que considera prioridade que os países-membros se comprometam com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
A proposta leva em conta a erradicação da fome, garantia da segurança alimentar e nutricional, e o combate à desigualdade econômica e social na América Latina e no Caribe.
Os representantes dos países-membros da Rede SPAA se comprometeram a tomar medidas para enfrentar a escassez de alimentos, por meio da produção de alimentos saudáveis e nutritivos a preços acessíveis para a população.
Além disso, assumiram o compromisso de promover a igualdade de gênero, o trabalho decente, o consumo e a produção responsáveis, e também de combater as mudanças climáticas.