Em Goiás a produção de girassol deve chegar a 36 mil toneladas na safra 2022/2023, crescimento de 65,1% em relação ao volume do ciclo anterior. É o maior percentual entre as culturas de grãos do estado, segundo dados do 6º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quinta-feira (9/3).
A área plantada esperada com a oleaginosa é de 25 mil hectares, com tendência de queda de 3,8% diante do ciclo anterior, por conta do avanço do milho safra. Mas, essa retração é compensada pela produtividade. O rendimento esperado para as lavouras goianas deve saltar de 0,8 tonelada por hectare na safra anterior para 1,4 tonelada por hectare na atual, aumento de 71,2%.
Plantio da safra de girassol
A cultura é plantada na segunda safra em sucessão à soja que está está colhida em Goiás. A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) estabeleceu o prazo de semeadura até o dia 31 de março. De acordo com a Portaria nº 01/2022, a colheita deve ser realizada até 15 de julho.
“As chuvas estão caindo em bons volumes e na hora certa. Isso ajuda muito a cultura do girassol e também as outras culturas”, avalia Tiago Mendonça, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa Goiás).
Segundo a Conab, os bons volumes de chuva em Goiás mantém a umidade do solo, e proporciona condições favoráveis para o plantio, que deve se concentrar durante a primeira quinzena de março de 2023.
Os custos de produção reduzidos e a boa rentabilidade da cultura foram os principais fatores apontados para o crescimento das áreas a serem cultivadas.
A maior parte da produção de girassol goiana deve ser destinada para indústria na fabricação de óleo, além de demandas pontuais de farelo para ração.
Produção brasileira de girassol
A produção de girassol no Brasil acontece em cinco estados: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O estado goiano, que é o maior produtor do país, representa mais de 61% de todo o volume nacional.
As lavouras brasileiras que estão em fase de plantio devem somar 41 mil hectares. A estimativa de produção é de 58,9 mil toneladas, alta de 43,3% nesta safra 2022/23.