A produção de grãos no Brasil deve alcançar 309,9 milhões de toneladas na safra 2022/23, segundo dados do 6º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, divulgado nesta quinta-feira (9/3) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Quase metade desse total vem das lavouras de soja, que devem alcançar uma produção de cerca de 151,4 milhões de toneladas. Caso o volume esperado se confirme, o crescimento será 20,6% maior que à safra 2021/22, mostrando a recuperação na produtividade das lavouras, atingidas pelas condições climáticas adversas.
Mas, essa atual estimativa de produção da oleaginosa caiu 1% comparada ao último levantamento da Conab de fevereiro, por conta dos danos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul. Perdas que foram parte compensadas na média Brasil, pelos ganhos observados em Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Já para primeira safra de milho, a colheita esperada é em torno de 26,76 milhões de toneladas, 6,9% acima da safra 2021/22.
Colheita da produção de grãos
A colheita da soja avança em todas as regiões produtoras, mas com ritmo abaixo se comparado com a safra 2021/22, por conta do excesso de chuvas, que dificulta o trabalho das máquinas nas lavouras.
Além disso, em algumas áreas o plantio da soja foi realizado mais tarde, como em Goiás e Matopiba. Fora isso, outras regiões registraram temperaturas mais baixas, que impactou no desenvolvimento do grão, alongando o ciclo.
Plantio do milho segunda safra
Atraso na colheita da soja impacta no plantio do milho segunda safra, que já tem 63,6% da área total prevista semeada em todo o país. No mesmo período do ano passado, este índice chegava próximo de 75%. Mesmo assim, a Conab estima um crescimento na produção de 11,3% podendo alcançar 95,6 milhões de toneladas.
“É importante destacar que semear o milho fora da janela ideal pode aumentar os riscos durante o desenvolvimento das lavouras, e não há garantia de como a cultura irá se desenvolver em condições climáticas adversas.”, reforça a superintendente de Informações da Agropecuária da Conab, Candice Romero Santos.
Outras culturas
O plantio do algodão, outra cultura importante cultivada no verão, já foi concluído. Segundo a Conab, a área plantada aumentou 4%, chegando a 1,66 milhão de hectares. A expectativa é de colher 2,78 milhões de toneladas da pluma.
Para a safra de arroz, é esperada uma produção de 9,9 milhões de toneladas, 8,4% menor que o volume do ciclo passado, por conta da redução de área, somada às condições climáticas adversas, principalmente no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor.
No caso do feijão, é estimada uma colheita de 2,92 milhões de toneladas, somando as três safras anuais.
Veja o 6º Levantamento completo da Safra de Grãos 2022/2023.