A Embrapa Soja apresentará pesquisas e tecnologias voltadas para uso dos bioinsumos no Show Rural Coopavel, que acontecerá de 6 a 10 de fevereiro, em Cascavel (PR). As vantagens da adoção de inoculantes (biológico) tanto no milho quanto no capim braquiária são desde à produtividade até a redução de custos do cultivo.
A inoculação é uma prática agrícola em que se faz o contato de bactérias com as plantas para auxiliar na fixação biológica de nitrogênio.
As pesquisas no milho mostram que sementes inoculadas com a bactéria Azospirillum brasilense (estirpes Ab-V5 e Ab-V6) pode reduzir 25% da adubação nitrogenada de cobertura, considerando dose de 90 quilos (kg) por hectare do fertilizante. A tecnologia proporciona ainda um crescimento médio de 3,1% na produtividade de grãos.
Foram dez anos de pesquisa no campo para avaliar a inoculação em 12 genótipos comerciais (híbridos e variedades) de milho com as estirpes Ab-V5 e Ab-V6 de A. brasilense. As plantas receberam a mesma adubação de base com macro e micronutrientes e a inoculação foi realizada no plantio, quando foram aplicados 24 kg/ha de nitrogênio (N).
O pesquisador Marco Antônio Nogueira, da Embrapa Soja, afirma que o rendimento de grãos das plantas inoculadas e com 75% da adubação nitrogenada em cobertura foi igual ao das plantas não inoculadas e com 100% da adubação nitrogenada, ou seja, é possível reduzir a adubação nitrogenada de cobertura em 25%, sem perda de produtividade.
Uso dos bioinsumos nas braquiárias
A inoculação de pastagens, que associa microrganismos com propriedades multifuncionais (Azospirillum brasilense e Pseudomonas fluorescens), tem potencial de aumentar em média, 22% a produção das braquiárias e ampliar a absorção de nutrientes pelas plantas.
De acordo com os pesquisadores da Embrapa Soja, além de aumentar a produção de biomassa pelas forragens, a inoculação com microrganismos incrementa a absorção de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).
- Sustentabilidade: Como as ações sustentáveis podem auxiliar no agronegócio
Na bactéria Azospirillum, os processos microbianos envolvidos que trazem vantagens são a síntese de fitormônios, que promovem o crescimento das raízes em até três vezes e a fixação biológica do nitrogênio.
A inoculação com essas bactérias via sementes ou via foliar em pastagens estabelecidas levou além da alta na biomassa, aumento médio de 13% no teor de N e de 10% no de K na parte aérea.
Já a pseudomas, auxilia na solubilização de fosfatos, a síntese de fitormônios e de uma enzima reguladora da produção de etileno. A inoculação via sementes ou foliar teve incremento na biomassa, de 11% no teor de potássio (K) e de 30% no de fósforo (P) na parte aérea.