Açafrão é um termo popular do Brasil que define a cúrcuma ou o açafrão-da-terra. É bastante usado para temperar alimentos como carnes e molhos. Com a demanda crescente, plantar açafrão é uma boa oportunidade de negócio e também de cultivo no quintal de casa. É uma planta tropical que se adapta bem ao clima no Brasil.
O açafrão-da-terra ou cúrcuma, é uma planta originária do continente asiático, sendo uma parte da raiz da planta da espécie Curcuma longa. Foi introduzida no Brasil na época colonial, durante a expansão quinhentista de Portugal. É cultivada ou encontrada como planta em vários estados brasileiros.
Ele é a base de uma especiaria de cor amarela intensa, usado como um corante natural para temperar os alimentos, como carnes, molhos e também na forma de chás e suplementos.
É conhecido pelas suas propriedades medicinais, presentes na curcumina, nome dado ao pigmento que existe nele e que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, antialérgica, digestiva e muitas outras.
Cultivo de Açafrão
O primeiro passo é escolher o local e precisará de uma muda (conhecida como rizoma da planta, a raiz gorda ou tubérculo com gemas [olhos]).
- No campo, o espaçamento entre plantas no solo é de 50 cm x 70 cm entre as plantas com covas de 4 cm de profundidade.
- Para o plantio em vasos, escolha um modelo grande de boca larga com buracos de drenagem, com profundidade de cerca de 50 cm. Para cada vaso ou cova, o ideal é usar um rizoma.
- O açafrão não chega a ter grandes problemas com doenças ou pragas, desde que o solo não fique muito seco ou muito úmido.
- Fazer uma adubação orgânica complementar 30 dias após o plantio.
- Para garantir uma boa germinação, a temperatura do solo deve ficar entre 20 e 35 graus, com sol direto.
- A irrigação precisa ser feita com uma lâmina d’água diária por toda a planta, trabalho que deve ser suspenso apenas 15 dias antes do início da colheita das flores que é feita manualmente e aparecem cerca de 120 dias após o plantio e já podem ser colhidas.
- A planta geralmente apresenta altura média de mais ou menos 37 cm e em torno de oito folhas.
Colheita de Açafrão
Para saber se a planta está no ponto de colheita, é que a após a floração, a parte aérea da planta seca e cai no chão, cerca de dez meses após o plantio. Nessa fase, os rizomas (a raiz da planta) apresentam pigmentos amarelos intensos.
Como fazer o tempero do açafrão?
Depois de colher as raízes da planta, lave bem antes de consumir. Os rizomas permanecem frescos na geladeira por até seis meses em um saco ou recipiente vedado.
Caso queira fazer o tempero com a raiz fresca, pique em pequenos cubos, leve tudo a um liquidificador ou processador.
Depois de triturado, coloque o açafrão em uma fôrma de aço inox. Leve a fôrma par ao forno na temperatura mínima por 30 minutos, com a porta do forno aberta deve ficar entreaberta para não aumentar muito a temperatura.
Se o açafrão já estiver desidratado, retire do forno. Repita esse processo por, no máximo, duas horas, caso ele precise ficar mais seco. Depois você pode passar ele no liquidificador novamente pra ficar bem fino.
Pronto! É só usar o tempero nas mais variadas receitas como arroz, carnes, molhos, sopas, chás.
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui uma biblioteca de artigos que ensinam o cultivo de diversas plantas. Para acessar os detalhes sobre o cultivo de açafrão, clique aqui.