Duas novas cultivares de soja, BRS 1056IPRO e BRS 1064IPRO, serão lançadas pela Embrapa Soja e a Fundação Meridional para a safra 2023/2024. Os materiais se destacam pelo ótimo potencial produtivo e sanidade. Essas cultivares são transgênicas e possuem tolerância ao herbicida glifosato, o que facilita o controle de plantas daninhas e também agrega resistência a algumas lagartas (um gene Bt cry1Ac).
Além disso, têm características da tecnologia Intacta RR2PRO, de controle há quarto insetos-praga: lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), falsa medideira (Chrysodeixis includens), lagarta das maçãs (Chloridea virescens) e broca-das-axilas (Crocidosema aporema); oferecendo ainda controle menos efetivo à lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus) e à Helicoverpa armigera.

Novas cultivares de soja
BRS 1056IPRO
A cultivar de soja BRS 1056IPRO tem alta performance produtiva, superando os rendimentos das melhores cultivares, com ciclos próximos, disponíveis no mercado, nas regiões de indicação de cultivo. Ela ainda apresenta estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce.
“Essa cultivar tem chamado a atenção por reunir muitos aspectos positivos e relevantes para o planejamento, que almejam altos rendimentos. Também agrada o fato de ela possibilitar o plantio antecipado, o que permite a sua inserção no sistema de rotação ou sucessão com outras culturas, nas regiões ou sistemas de produção que demandam essa semeadura antecipada”, diz o pesquisador da Embrapa Carlos Lásaro Melo.
Essa cultivar apresenta resistência às principais doenças da soja, principalmente à podridão parda da haste e à podridão radicular de Phytophthora. É um material que tem uma excelente sanidade foliar e o sistema radicular bem agressivo, respondendo bem em produtividade para áreas de média e alta fertilidade.
Ela é indicada para algumas regiões edafoclimáticas (RECs): Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (RECs 102 e 103) e São Paulo (REC 103). Além de indicação no Paraná (REC 201), já sendo indicada para o plantio a partir da safra 2024/2025.
BRS 1064IPRO
A cultivar BRS 1064IPRO também possui excelente desempenho produtivo, com alta estabilidade e boa adaptação, apresentando produtividade 6,8% acima da média das principais cultivares padrões de mercado, de amplo cultivo na macrorregião de indicação.
O material apresenta ampla janela de semeadura e de adaptação, e registra ótimo desempenho também na abertura de plantio, que é um atrativo para produtores interessados no cultivo do milho segunda safra. Tem ainda resistência ao acamamento e às principais doenças da soja, principalmente à podridão radicular de Phytophthora, também apresentando uma boa tolerância à macrophomina.
Outro destaque é sua resistência aos nematoides de galha e de cisto (raça 3), problemas bastante recorrentes nas regiões para as quais ela está sendo indicada, como: estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de ser recomendada para o centro-norte de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Goiás (REC 301).
Produção de sementes
Segundo a Embrapa Soja e a Fundação Meridional, houve forte adesão das empresas produtoras de sementes às novas cultivares. Mesmo em fase de pré-lançamento comercial, já teve início na safra 2022/2023 a produção expressiva de sementes, ampliando significativamente as áreas na safra 23/24, para atender a demanda do mercado.

Lançamento das cultivares
As cultivares de soja serão lançadas na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, durante o Show Rural Coopavel, feira agro que será realizada de 5 a 9 de fevereiro de 2024, em Cascavel (PR).